MENU

08/08/2022 às 17h09min - Atualizada em 08/08/2022 às 21h31min

72% de todas vagas do primeiro semestre vem dos pequenos negócios

SALA DA NOTÍCIA Boost Assessoria de Imprensa

Internet

As micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis por 961,2 mil vagas de emprego do país durante os seis primeiros meses do ano. 

O número equivale a 72,1% dos cerca de 1,33 milhão de empregos. Dados são do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com base em dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia.

Pandemia

Durante o ano de 2021, cerca de 377 brasileiros perdiam o emprego por hora. O Brasil tinha 85,9 milhões de ocupados durante o mês de abril, 3,3 milhões a menos do que no mesmo mês de 2020. No pior momento da crise, quase 1,4 mil brasileiros eram demitidos por hora, segundo levantamento do IDados.

“A Covid-19 gerou um impacto muito grande na economia mundial mesmo em países desenvolvidos como EUA e demais”, diz Richard.

A crise provocada pela pandemia de coronavírus deixou marcas profundas no mercado de trabalho, segundo Richard.Para o especialista em gestão de negócios, o próximo ano será crucial às empresas brasileiras. “Podemos prever que o próximo ano será crucial aos negócios, pois pode ser o ano da retomada. Por isso se torna mais do que necessário o preparo para os empresários”, diz.

Os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na criação de empregos em todos os segmentos no acumulado do ano. Destaque entre as micro e pequenas empresas, o setor de serviços criou 533 mil vagas. Apenas em junho, o segmento abriu 78.000 postos. 

A construção e a indústria da transformação aparecem na 2ª e na 3ª posições, com 168,8 mil e 126,3 mil empregos criados, respectivamente. Já no comércio, as MPEs abriram 90.600 postos de trabalho de janeiro a junho. As médias e grandes empresas, em contrapartida, fecharam 42.800 vagas no período.

“As ME, EPP e MPE são os grandes potenciais da economia, responsáveis em sustentar grande parte dos empregos no país, geração de boa parte da receita dos órgãos com arrecadações de tributos e também responsável em fazer a economia girar, impactando na oferta e consumo da população. O país e a população brasileira dependem delas para sobreviver”, finaliza Richard.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp