MENU

11/08/2021 às 19h17min - Atualizada em 12/08/2021 às 00h00min

Senado aprova projeto que suspende prova de vida no INSS até 31 de dezembro deste ano

Procedimento chegou a ser suspenso por quase 15 meses em razão da pandemia, mas foi retomado em junho de 2021. Texto agora vai à sanção presidencial

G1 - Economia
https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/08/11/senado-aprova-projeto-que-suspende-prova-de-vida-no-inss-ate-31-de-dezembro-deste-ano.ghtml


Procedimento chegou a ser suspenso por quase 15 meses em razão da pandemia, mas foi retomado em junho de 2021. Texto agora vai à sanção presidencial O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (11) projeto que suspende a prova de vida para aposentados e pensionistas beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até 31 de dezembro deste ano. A proposta segue agora para sanção do presidente Jair Bolsonaro.
A prova de vida do INSS é um procedimento anual e obrigatório e tem como objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios. Em março de 2020, a medida foi suspensa em razão da pandemia, mas retomada em junho deste ano.
Desde então, o INSS pode bloquear os benefícios de quem não fez a prova de vida. Quem perde o prazo tem o benefício suspenso.
Beneficiários sofrem para fazer a prova de vida exigida pelo INSS
A proposta de suspensão até o final do ano sido aprovada pela Câmara dos Deputados em julho, mas retornou ao Senado porque sofreu modificações.
De acordo com o relator da proposta, senador Kajuru (Podemos-GO), a medida é necessária para evitar a contaminação pela Covid-19, considerando que a variante delta do coronavírus apresenta “uma real ameaça” e somente 20% da população foi imunizada completamente.
“O mais acertado para o momento atual é promover a suspensão de tal procedimento, até 31 de dezembro de 2021, esperando que até lá os brasileiros já estejam imunizados pela vacinação”, disse Kajuru.

Fonte: https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/08/11/senado-aprova-projeto-que-suspende-prova-de-vida-no-inss-ate-31-de-dezembro-deste-ano.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp