A partir desta quinta-feira, moradores da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, contarão com uma unidade da startup Ponto Fácil Social, com a oferta de mais de mil serviços diferentes. Baseado na creche mantida pelo Instituto Anglicano no local, o projeto vai permitir desde o acesso à internet até a emissão de documentos e serviços de cartórios e despachante.
Embaixadora da Ponto Fácil Social e atuante na comunidade, Luana Tavares capitaneou a parceria com a empresa e o Instituto Anglicano. “Cerca de 40 milhões de brasileiros não têm acesso à internet e serviços digitais hoje. Soa até estranho se falar disso em 2022”, afirma Luana, que é mestre em políticas públicas e ativista da digitalização e modernização do estado brasileiro.
“Facilitar esse acesso da população à internet é fundamental para o desenvolvimento da comunidade. Muitas pessoas não têm sequer e-mail, não sabem como acessar. Nosso objetivo é olhar por essas pessoas, levando o serviço público para mais perto, e capacitá-las para um mundo que hoje é totalmente digital”, diz ela.
A falta de inclusão digital tem impactado profundamente o acesso de considerável parte da população a diversos serviços. De acordo com o IBGE, 18,9 milhões de domicílios não possuem rede ou computador, problema que ficou ainda mais escancarado com a pandemia de Covid-19. “A dificuldade da população mais carente para conseguir assistir aulas durante o período de reclusão e para receber o auxílio emergencial, seja por falta de acesso à internet ou por falta de habilidade de manusear os aplicativos, destacou ainda mais a gritante exclusão digital que presenciamos no Brasil”, explica o Reverendo Aldo, à frente do Instituto Anglicano e da creche que abrigará os serviços.
Segundo Felipe Caldas, CEO da Ponto Fácil, uma das missões da empresa é justamente tornar acessíveis os serviços digitais a toda a população. “O mundo é cada vez mais digital e as pessoas estão sofrendo com a falta de acesso e conhecimento em tecnologia. Isso é agravado pelo excesso de burocracias no país. Digitalizaram os serviços, mas não digitalizaram a população”, diz Caldas.
Paraisópolis é a segunda maior comunidade de São Paulo e a quinta maior do Brasil. São cerca de 100 mil habitantes, sendo 12 mil moradores analfabetos ou semianalfabetos. Além disso, 31% da população é composta por jovens de 15 a 29 anos, que estão mais vulneráveis à carência de emprego e oportunidade. “Muito se fala da importância da transformação digital, o que de fato é necessário, mas pouco se diz sobre como ela está deixando para trás uma grande parcela da população que não tem acesso à internet. A Ponto Fácil Social surge para oferecer à comunidade mais vulnerável mais de mil serviços públicos e privados, como emissão de documentos, acesso a benefícios sociais, negociação de dívidas, segunda via de contas, entre outros, a um custo ainda mais acessível e direcionado aos que mais precisam”, pontua Luana Tavares.
Sobre a Ponto Fácil
A Ponto Fácil é uma startup de tecnologia focada em serviços públicos e privados que oferece soluções de inclusão digital e financeira para milhões de brasileiros. Fundada em 2017, torna acessível à população brasileira mais de 1.000 serviços, que vão desde ao acesso a serviços digitais, de despachante e de cartórios, emissão de certidões e documentos, à benefícios e serviços sociais, à realização de pagamentos de dívidas e acesso a crédito, garantindo assim o exercício da cidadania de seus clientes. Atualmente, a Ponto Fácil está presente em quatro estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Rondônia. É a primeira franquia Fintech/Govtech do Brasil e a primeira rede de franquias phygital do país. Conheça mais: www.pontofacil.com.br.