23/08/2022 às 16h52min - Atualizada em 25/08/2022 às 00h01min
1ª edição do Prêmio Autocuidado em Saúde é anunciado pela ACESSA
Premiação visa reconhecer profissionais, empresas e instituições que tratem do conceito de autocuidado em saúde. Inscrições até dia 30 de setembro
SALA DA NOTÍCIA Diana Falcão Martinho Cazalini
ACESSA Recentemente, o Brasil e o mundo celebraram o dia 24 de julho, data oficial do Dia Internacional do Autocuidado, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição de autocuidado consiste na habilidade de indivíduos, famílias e comunidades promoverem saúde e prevenirem doenças, com ou sem o apoio de um provedor de saúde.
Por isso, na data, a ACESSA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde), principal interlocutora e representante no país sobre o tema do Autocuidado, lançou a 1ª edição do Prêmio Autocuidado em Saúde, que tem como objetivo fomentar profissionais, empresas e instituições que atuam no segmento, para desenvolver projetos, pesquisas, campanhas, produtos, serviços e tecnologias que fazem a diferença no desenvolvimento do Autocuidado. A ideia para a criação deste prêmio partiu da importância da consciência sobre o Autocuidado, especialmente em tempos de pandemia, em que a preservação da saúde foi protagonista junto aos indivíduos, famílias e comunidades, além de empresas de serviços e produtos de saúde, formadores de opinião e criadores de políticas públicas – atuantes em diferentes níveis e com diferentes responsabilidades – sendo muito benéfico para a sociedade como um todo.
“Diante desse cenário e com o intuito de destacar, reconhecer e premiar profissionais, empresas e instituições que atuam na promoção do Autocuidado, a ACESSA decidiu anunciar o lançamento da 1ª edição do Prêmio Autocuidado em Saúde. A Entidade também acredita que é importantíssimo encorajar cada indivíduo a aumentar o conhecimento sobre o cuidado com sua saúde, o que pode ser uma estratégia altamente eficaz para otimizar recursos do sistema de saúde e torná-lo sustentável”, diz Rodrigo Garcia, presidente da Entidade. Categorias e participação Nesta 1ª edição, o Prêmio conta com quatro categorias, embasadas nos sete pilares do Autocuidado, que são: uso racional de produtos e serviços de saúde; conhecimento seguro de informações em saúde (ou literacia/letramento em saúde); bem-estar mental e autoconhecimento; prática de atividades físicas; alimentação saudável; consciência de atitudes de risco (como tabagismo e álcool em excesso); e boa higiene pessoal e do ambiente. Portanto, as categorias instituídas foram as seguintes: COMUNICAÇÃO EM SAÚDE E AUTOCONHECIMENTO - Contempla dois pilares do autocuidado: informação em saúde e autoconhecimento e saúde mental. Está aberta a soluções para promover a capacidade dos indivíduos em obter, processar e entender informações básicas em saúde para tomar decisões de saúde apropriadas, assim como gerar iniciativas em prol do bem-estar mental e autoconsciência.
ESTILO DE VIDA - Partindo dos pilares atividade física e alimentação saudável, abrange projetos, pesquisas e demais iniciativas com foco em oferecer opções para vencer o sedentarismo e buscar uma dieta equilibrada como forma de melhorar o funcionamento do organismo e prevenir doenças.
PROMOÇÃO À SAÚDE - Baseada nos pilares consciência de atitudes de risco e boa higiene, é destinada a campanhas e intervenções que visem evitar ou reduzir comportamentos que aumentem diretamente o risco de doenças ou morte e também práticas pessoais ou ambientais que previnam a propagação de doenças.
USO RACIONAL DE MIPS E OUTROS PRODUTOS - Abrange soluções que se apoiem no pilar do uso racional e responsável de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e outros produtos e serviços para o autocuidado, envolvendo o gerenciamento seguro e eficaz da saúde do indivíduo, quando apropriado, utilizando-se de medicamentos, produtos ou serviços sem a necessidade de prescrição de um profissional de saúde.
As indicações de trabalhos à premiação devem ser realizadas até o dia 30 de setembro, e podem concorrer trabalhos ou publicações desenvolvidos em território nacional entre junho de 2021 e junho de 2022.
O júri será formado por renomados profissionais de diferentes segmentos relacionados à saúde, que analisará os projetos indicados em duas etapas. Ao final da primeira delas, serão reconhecidos três finalistas de cada categoria, que serão divulgados nos sites da premiação da ACESSA e da revista VEJA SAÚDE. A partir disso, todo o júri participará da escolha dos quatro ganhadores, com anúncio marcado para ser feito em uma cerimônia no dia 8 de dezembro, com cobertura online e impressa.
“A divulgação das iniciativas finalistas e vencedoras servirão de insumo e incentivo à importante prática do autocuidado, por meio de evidências científicas ou projetos aplicados”, ressalta o presidente. Para mais informações, confira o regulamento completo e saiba como participar clicando em Prêmio Autocuidado em Saúde ACESSA. Sobre a ACESSA A primeira ação no sentido de agregar as indústrias produtoras de medicamentos isentos de prescrição médica, motivada pela defesa do direito à informação, data de meados de 1986. Foi realizada por três fabricantes – Roche, Merrell Lepetit e De Angeli –, que se reuniram como um grupo informal com o intuito de participar do debate político instaurado pela Assembleia Nacional Constituinte, a qual, entre seus dispositivos, considerava a proibição da publicidade de medicamentos, entre outros produtos. Durante os anos seguintes, o grupo informal expandiu-se com a entrada de inúmeras outras produtoras, mas preferiu manter-se como tal até sua fundação oficial em 1994, constituindo-se, então, na Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Saúde (ABIPS). A partir de 2002, tornou-se a Associação Brasileira da Indústria de Automedicação Responsável (ABIAR) e, em 2003, passou a designar-se ABIMIP – Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição. Acompanhando as mudanças ocorridas na sociedade e no mercado e ainda por todos os esforços relacionados à defesa dessa importante pauta nos últimos anos, a ABIMIP movimentou-se no sentido de ser reconhecida como referência na promoção do AUTOCUIDADO. Esta adequação vem em resposta a uma grande pergunta a ser respondida: se os MIPs se constituem em ferramenta fundamental dentro de um grande ambiente de autocuidado, por que não incluir os demais produtos e serviços com essa finalidade, ampliando e fortalecendo as ações da Entidade? Foi com esse intuito que, a partir de fevereiro de 2022, ao abrir suas portas para outras indústrias relacionadas ao segmento de saúde e bem-estar, a Entidade passou a se chamar ACESSA – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde, de modo a ampliar o debate do autocuidado em saúde perante os diversos públicos que integram essa equação.