25/09/2022 às 15h33min - Atualizada em 26/09/2022 às 00h01min
Reforma na Casa Mário de Andrade termina no primeiro semestre de 2023
Localizada na Barra Funda, em São Paulo, casa que era da família do escritor funciona como museu e dobrará de tamanho com a obra, que inclui incorporação de dois sobrados.
Agência Brasil - Últimas
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-09/reforma-na-casa-mario-de-andrade-termina-no-primeiro-semestre-de-2023
Logo Agência Brasil
As obras de ampliação e readequação do Museu Casa Mário de Andrade, que começaram neste mês de setembro, deverão ser concluídas no primeiro semestre do ano que vem. Localizado na região da Barra Funda, zona oeste da capital paulista, o museu foi endereço do escritor modernista Mário de Andrade, que se mudou com a família para essa casa na Rua Lopes Chaves, em 1921.
A construção, projetada por Oscar Americano, em realidade, é composta por três sobrados geminados, todos pertencentes à família do escritor. O primeiro, que abriga o museu, era o de sua mãe, Maria Luiza. O do meio era destinado ao irmão mais velho, Carlos. E o último seria a residência do próprio Mário, quando ele se casasse. No entanto, Mário acabou não saindo da casa da mãe e viveu nessa residência até a sua morte, em 1945.
Com a reforma, as duas residências ao lado serão incorporadas ao museu que, com isso, praticamente dobrará de tamanho, passando de 416 metros quadrados para 782 metros quadrados.
Notícias relacionadas:
Com a reforma, as duas residências ao lado serão incorporadas ao museu que, com isso, praticamente dobrará de tamanho, passando de 416 metros quadrados para 782 metros quadrados.
Durante o período das obras, as atividades do museu serão realizadas no anexo da Casa Guilherme de Almeida, no bairro do Pacaembu, que também integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo, da qual a Casa Mário de Andrade também faz parte.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-09/reforma-na-casa-mario-de-andrade-termina-no-primeiro-semestre-de-2023