MENU

03/10/2022 às 16h34min - Atualizada em 03/10/2022 às 22h00min

Amanco Wavin atinge meta de ZERO resíduo em aterros sanitários

Meta de sustentabilidade global estabelecida pelo Grupo Orbia em 2019 será alcançada 3 anos do previsto pela empresa no Brasil

SALA DA NOTÍCIA Priscila Gomes da Silva
https://www.wavin.com/pt-br/

Divulgação

A Amanco Wavin, marca comercial da Wavin,uma das maiores fabricantes de tubose conexões do mundo, atingirá a meta de zero descarte de resíduos em aterros sanitáriosaté o fim deste ano, três anos antes do prazo estipulado pelo Grupo Orbia, holdingda empresa, para 2025.

 

O envio dos resíduos para reciclagem e reutilização é sempre priorizado nas oito unidades da Wavin no Brasil. Para os de mais resíduos – que realmente não há possibilidade de reciclarou reutilizar – há tratativas diferentes. Os resíduos orgânicos(restos de alimentos) são enviados para compostagem nas unidades de Suape(PE), Sumaré (SP) e Ribeirão das Neves (MG) e para reutilização em produção de ração animal nas unidades de Florestae Glória, ambas em Joinville(SC).

 

Em São José dos Campos (SP) o processo de contratação da empresa para destinação à compostagem está em andamento. Já nas unidades de distribuiçãologística, em Anápolis(GO) e Viana (ES), não há geração de orgânicos, pois não existe refeitório. Os demais resíduos são enviados para coprocessamento ou para tratamento.

 

As unidades possuem centrais de resíduos,onde ficam armazenados até que a coleta por empresa especializada seja realizada. Alguns exemplos de materiais passíveis de reciclagem que são enviados para reaproveitamento são plásticos, papel, papelão, sucata, big bags, pallets e madeira”, explica AdrianoPerboni, diretor de Manufaturada Amanco Wavin.

 

Em Suape e Sumaré, neste primeiro semestre já alcançamos a meta de 100% de destinação para reuso ou reciclagem, com zero descarte em aterro. Nas outras unidades estamos entre 90 e 96% de descartepara reciclagem e, com o trabalho de ações de educação ambiental sobre a importância da coleta seletiva, adesão à compostagem em todas as unidades fabris e constante monitoramento, vamos atingira meta antesdo fim do ano. Acreditamos no crescimento econômico pelo respeito à sociedade e ao meio ambiente, por isso essa gestão correta dos resíduos é tão importante para a Wavin”,afirma Perboni.

 

Logística reversa

A Wavin pratica a logística reversa das embalagens comercializadas. “Além disso, temos um projeto de realizarlogística reversa também de recipientes onde são armazenados gases refrigerantes”, comenta Perboni. “Atingir esta meta três anos antes do prazo estipulado representa muito para nós, já que nosso propósito é de sempre produzir dentro dos mais altos padrões de sustentabilidade, colaborando para um mundo de cidades sustentáveis e resilientes ao clima”, comenta Gláucia Faria, gerente de Sustentabilidade para a América Latina da Wavin.

 

O lixo é um dos maiores problemas ambientais do mundo e o Brasil tem um longo caminho a percorrer neste sentido, ocupando a quarta pior posição em reciclagem, segundo recente estudo da Universidade de Yale. Reciclar e reutilizar ao máximo é imprescindível. Os resíduos recuperados voltam para a cadeia produtiva, fomentando recursos tanto sociais quanto ambientais e comerciais, em uma economia circular que beneficia a todos”, finaliza a executiva.

 

Construção e Infraestrutura (Wavin)

O negócio de Construção e Infraestrutura (Wavin) da Orbia é fornecedora de soluções inovadoras para o setor global de construção e infraestrutura. Apoiada por mais de 60 anos de experiência em desenvolvimento de produtos, a empresa está enfrentando alguns dos desafios mais difíceis do mundo por ser pioneira na gestão de água e saneamento, tecnologias de controle climático interno e soluções de infraestrutura rural e urbana duráveis, adaptáveis e eficientes. A Wavin se concentra em criar mudanças positivas, construindo ambientes saudáveis e sustentáveis para os cidadãos globais e colaborando com líderes municipais, engenheiros, empreiteiros e instaladores para ajudar comunidades, edifícios e casas preparadas para o futuro. A Wavin tem aproximadamente 12.000 funcionários em 66 locais de produção, atendendo a mais de 80 países por meio de uma rede global de vendas e distribuição.
 

Sobre a Orbia

A Orbia é uma empresa movida por um propósito compartilhado: melhorar a vida ao redor do mundo. A Orbia atua nos setores de Soluções de Polímeros (Vestolit e Alphagary), Construção e Infraestrutura (Wavin), Agricultura de Precisão (Netafim), Soluções de Conectividade (Dura-Line) e Soluções Fluoradas (Koura). Os cinco grupos empresariais da Orbia têm foco coletivo na expansão do acesso à saúde e bem-estar, reinventando o futuro das cidades e casas, garantindo a segurança alimentar e hídrica, conectando as comunidades à informação e acelerando uma economia circular com materiais básicos e avançados, produtos especiais e soluções inovadoras. A empresa tem atividades comerciais em mais de 110 países e operações em mais de 50, com sedes globais na Cidade do México, Boston, Amsterdã e Tel Aviv. Para saber mais, visite: orbia


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp