18/10/2022 às 19h23min - Atualizada em 19/10/2022 às 00h00min
Confira cinco dicas interessantes para proteger sua identidade digital
Atualmente, a premissa básica da internet não é mais o anonimato, mas a identidade digital
SALA DA NOTÍCIA F2 Conteúdo
https://www.jumio.com/es/
Pixabay Tanto para as instituições quanto para usuários finais, saber exatamente quem está do outro lado da tela se tornou fundamental, . "Os casos mais comuns de fraude de identidade que vimos este ano estão relacionados a abertura de contas falsas", disse Phillip Pointner, diretor de Identidade Digital (CDO) da Jumio. "Os criminosos podem utilizá-las para fins de lavagem de dinheiro ou esquemas nos quais esperam que os limites sejam aumentados para então pegar o dinheiro e desaparecer." A Jumio também detectou outros tipos de esquemas, incluindo o uso de deepfakes em biometria para o roubo de contas, manipulações digitais e lavagem de dinheiro. Para prevenir a fraude digital, e uma vez que o roubo de identidade cresce em nível global, Pointner dá cinco dicas para que consumidores protejam sua identidade digital: - Lembre-se e assuma que os seus dados estão na rede. Parece óbvio, mas muitas vezes não temos noção de quanto das nossas informações circulam por aí.
- Utilize a autenticação em dois fatores (2FA) sempre que possível.
- Cuidado com quem você compartilha dados. Uma vez que você passa seus dados, ele pode ser acessado de formas que você não imaginava nem pretendia.
- Fique atento às coisas que você precisa monitorar. Revise suas declarações com regularidade e entenda cada linha dos termos de uso e contratos envolvendo sua conta bancária e seu cartão de crédito. Aproveite alertas automáticos oferecidos pelos aplicativos bancários.
- Cuidado com o compartilhamento de documentos físicos ou quando você precisa fazer o upload ou enviar e-mail com cópias da sua identidade ou passaporte. Adicione sempre marcas dágua ou inclua textos como "não é válido para fins de identificação" ou "Válido especificamente para o aplicativo XXX" sobre a imagem. Desta forma, você dificulta o uso de seus documentos por criminosos para, por exemplo, abrir contas em seu nome.