São Paulo, dezembro de 2022 – O único aeroporto internacional de Minas Gerais acaba de receber a certificação BV ESG 360. A nova solução foi desenvolvida em 2021 pelo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), com base nas principais normativas e frameworks nacionais e internacionais em Sustentabilidade. Para obter a certificação, o BH Airport precisou passar pelo ciclo completo das etapas do Programa durante este ano e foi verificado seu nível de maturidade em relação às práticas ESG que visam mitigar as externalidades ambientais e promover um impacto social positivo, além de aumentar a sua transparência no mercado.
“Utilizamos toda a nossa expertise para direcionar e auxiliar as empresas de diferentes setores que estão cada vez mais preocupadas com a promoção do verdadeiro desenvolvimento sustentável. Com a conquista da certificação BV ESG 360, o BH Airport reforça seu compromisso com a sociedade e o meio ambiente, garantindo maior transparência sobre suas práticas sustentáveis e fortalecendo sua imagem/reputação/credibilidade junto aos seus clientes, colaboradores e investidores. Temos muito orgulho em fazer parte dessa jornada”, diz Andressa Lisboa, diretora de Certificação e Auditoria do Bureau Veritas.
“Receber a certificação BV ESG 360 é um resultado relevante, que valoriza o trabalho de todas as áreas do BH Airport e da comunidade aeroportuária. A certificação vem para tangibilizar o que já é uma realidade no aeroporto e assegurar que o nosso trabalho tem sido feito e continuará voltado para a sustentabilidade ambiental, social e de governança. Seguimos dedicados em fortalecer o nosso terminal como o melhor aeroporto do país, assim como o mais inovador e sustentável”, ressalta o CEO do BH Airport, Kleber Meira.
Durante a auditoria, o Bureau Veritas avaliou diretrizes, políticas e métricas de referências no tema. Com uma visão “360”, consultou os stakeholders prioritários do negócio, responsáveis por atestar a legitimidade das ações realizadas e planejadas pelo aeroporto nos pilares de direitos humanos, diversidade e inclusão, mudanças climáticas, relações de trabalho, cadeia de suprimentos, visão estratégica, governança corporativa e compromissos assumidos. O BH Airport foi reconhecido em um nível de maturidade da certificação BV ESG 360 que demonstra que a empresa está avançando na promoção do envolvimento e engajamento dos stakeholders da cadeia de valor e possui gestão e práticas participativas ESG.
Recentemente, o BH Airport recebeu a certificação de Aeroporto Verde, durante a Annual Assembly Conference & Exhibition ACI-LAC 2022, realizada em Buenos Aires (Argentina). Além disso, o terminal conquistou a renovação da acreditação de redução das emissões de carbono pelo programa do Airport Council International (ACI). Essa é a terceira vez que o terminal recebe a certificação por atender a todos os requisitos necessários de redução das fontes de emissão de gases de efeito estufa que saíram de 2.480 toneladas no primeiro ano de participação no programa, em 2017, para 584,6 toneladas em 2021.
Sobre o Grupo Bureau Veritas
Com receita global de 4,9 bilhões de euros, o Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Fundado em 1828, o Grupo está presente em 140 países, atendendo mais de 400 mil clientes. São 80 mil colaboradores localizados em mais de 1.600 escritórios e laboratórios pelo mundo, sendo 5 mil profissionais no Brasil. O Bureau Veritas oferece um portfólio completo de serviços e soluções inovadoras para garantir que ativos, produtos, infraestrutura e processos atendam aos padrões e regulamentações de qualidade, saúde e segurança, proteção ambiental e responsabilidade social.
Sobre o BH Airport
Único aeroporto internacional de Minas Gerais, com localização estratégica e um dos principais hubs do país que atende a cerca de 50 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o terminal é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.