Com a rápida mudança dos acontecimentos e dos hábitos dos consumidores, um comportamento ou decisão pode sair diferente do previsto e cada vez mais a barreira para o cliente pular de uma plataforma para outra é muito pequena. Em outras palavras, uma empresa que não atende às expectativas pode ser trocada facilmente por outra que conquistou relevância.
Neste contexto, limitar-se a simples criação de persona para auxiliar na elaboração de estratégias já não é mais eficaz. De acordo com Ricardo Ferreira, cofundador da Cinnecta – empresa de inteligência de dados e especialista no comportamento de clientes, para se alcançar resultados positivos é preciso superar a ideia de que as pessoas possuem o comportamento linear. Segundo ele, é preciso elevar a experiência de clientes, contudo isto só é possível a partir da compreensão dos comportamentos sociais, possibilitada graças à personalização de dados.
"Vejamos o exemplo de um projeto que temos como case: é trivial acreditar que o momento mais assertivo para impactar uma persona com uma campanha que usa o metrô para ir trabalhar é exatamente no deslocamento, contudo, com os nossos estudos percebemos que o melhor momento é antes de sair de casa. Se fôssemos agir pelo senso comum, com certeza acreditaríamos que daria certo. Mas, como o foco é maximizar as oportunidades, vimos que não era o ponto de acionar a relação”, conta.
Ele explicou que, para propor soluções às principais dores, é preciso decompor o problema em partes menores para compreender o todo. Porém, com o cuidado para não agir apenas na zona periférica. “Precisamos compreender que os dados sem a governança se perdem, portanto a relevância é alcançada por meio da personalização por escala para agregar valor”, expôs.
A personalização de dados possibilita táticas assertivas porque apresenta informações relevantes para a tomada de decisões amparadas por orientações previamente mapeadas.
SOBRE A CINNECTA
A Cinnecta é uma empresa de inteligência de dados especialista no entendimento do comportamento de clientes. Sua plataforma de dados oferece recomendações personalizadas para maximizar o ticket e a longevidade da relação empresa e consumidor. Foi acelerada pela Wayra, do Grupo Telefônica, e participou do Programa inovabra. Em 2018, tornou-se empresa apoiada pelo programa Scaleup da Endeavor e fez uma rodada de investimentos com a KPTL. Atende grandes empresas, de setores como varejo, bancos, seguros, mobilidade. Possui também parcerias de Open Innovation com algumas das maiores empresas do país e com a Universidade Federal de Viçosa. Em 2021, foi premiada pela Great Place to Work como a 7ª melhor empresa para trabalhar no Brasil - e 4ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil em Tecnologia Informação - na categoria até 99 funcionários - e ocupa a 2ª posição no Ranking 100 Open Startups - Top 10 Big Data. Em 2022, recebeu o prêmio de melhor empresa para trabalhar em MG pela GPTW.