MENU

22/02/2023 às 10h03min - Atualizada em 23/02/2023 às 08h01min

Prova de Conceito: saiba o que é e qual a importância

SALA DA NOTÍCIA Victor


 

A prova de conceito é uma prática amplamente utilizada para testar a viabilidade técnica de uma solução. Isso geralmente é feito quando uma empresa deseja testar e validar um software, produto ou solução em pequena escala antes de fazer um investimento total.

 

Para negócios bem-sucedidos na nova economia, é preciso conhecer os principais conceitos que compõem esse universo. 

 

Entre eles está a prova de conceito (PoC), que pode ser benéfica tanto para uma empresa de aluguel de guindaste preço como para uma agência de turismo, por exemplo.

 

Quando bem feito, uma prova de conceito pode poupar muitas dores de cabeça. Isso acontece antes que as empresas invistam tempo e dinheiro em sistemas, produtos e processos mais complexos.

 

Sem dúvidas, a tecnologia é o principal elemento que contribui para aumentar o valor competitivo de toda e qualquer empresa no mercado, seja empresa de logística, ou loja de brinquedos pet atacado, por exemplo.

 

Mas todo investimento em tecnologia deve ser pensado, e os recursos não devem ser aplicados sem planejamento. É importante que a plataforma fique dentro dos limites orçamentários e entregue os resultados desejados.

O que é Prova de Conceito?

PoC é a abreviação de "Proof of Concept" - que significa prova de conceito em português. 

 

Resumidamente, pode-se dizer que é um documento que registra o funcionamento da infraestrutura de TI, e outros elementos que compõem a empresa, como produto vendido, plataformas de gerenciamento de estoque utilizadas, controle de acesso predial, etc.

 

Por meio dele, os profissionais podem identificar e corrigir erros, ajudando a tecnologia a oferecer os melhores resultados.

 

O documento também permite que software e hardware sejam testados antes do uso. Portanto, é possível fornecer feedback antes mesmo da implementação da plataforma.

 

O PoC analisa até que ponto a plataforma é capaz de atender às necessidades do público. O principal objetivo é evitar problemas na arquitetura digital e otimizar o lucro da empresa.

Como criar uma Prova de Conceito?

É interessante ter uma parceria especializada e suporte ERP porque os consultores vão analisar a implementação da tecnologia e os processos operacionais. Este apoio fornece uma melhor tomada de decisão sobre quais os produtos mais adequados para cada caso.

 

Há várias questões que precisamos considerar para desenvolver uma PoC. Como:

 
  • Alvo com Prova de Conceito;
  • Ideia desenvolvida;
  • Recursos necessários;
  • Engajamento da equipe.
 

Quando os profissionais estão efetivamente envolvidos, é possível agilizar o processo e obter diferentes perspectivas, seja no controle de uso de empilhadeira elétrica patolada de uma empresa de engenharia, ou controle de estoque em loja de roupa.

 

Além disso, é altamente indicada para analisar e testar diversos tipos de projetos. Para isso, existem frameworks referentes a metodologias de design que podem otimizar o desempenho de projetos complexos, como é o caso do Scrum

 

O Scrum pode ser dividido em sprints, que são pequenos eventos onde partes de um projeto maior são desenvolvidas. Como, no processo de fabricação de tubo formador envasadora.

 

Além dos aspectos citados para construir uma prova de conceito adequadamente, é preciso também investir em alguns elementos, como por exemplo:

Definir o conceito a ser testado

Isso pode parecer óbvio, mas é importante ressaltar: a primeira coisa que você deve fazer ao criar uma prova de conceito é definir qual ideia deve ser validada.

 

Isso inclui não apenas determinar o conceito em si, mas também quais objetivos estão associados a ele, o escopo do projeto como um todo e os recursos que serão necessários.

Recrutar uma equipe

Definido o objetivo, será o momento de definir quem serão os colaboradores envolvidos no desenvolvimento e tomada de decisão do PoC.

 

Além de convocar a equipe, também é importante esclarecer quais serão as funções de cada membro e esclarecer eventuais dúvidas.

 

Vale a pena observar que existem algumas abordagens que você pode usar para melhorar o desempenho da equipe durante a prova de conceito, seja para um projeto de vidros para carros, ou para criar soluções B2B.

 

É o caso do framework Scrum, estratégia que ajuda a organizar uma equipe em torno de um objetivo comum, e do quadro Kanban, ferramenta que permite a visualização rápida das informações do projeto.

Métricas de sucesso

Defina qual será o sucesso do projeto. Isso deixará claro o que é necessário para alcançar o desenvolvimento de cada etapa.

Testes de performance

Os testes fornecerão dados confiáveis ​​sobre o conceito. Não se trata apenas de medir resultados – você precisa usar o PoC como uma ferramenta estratégica.

 

Ou seja, é importante testar a ideia/conceito em um ambiente de produção para avaliar sua funcionalidade, e executar casos de teste com cenários positivos e negativos.

 

Pois isso permitirá avaliar todas as possibilidades, documentar os resultados e concluir se o conceito foi bem-sucedido.

Avaliar os resultados

Por fim, a equipe deve conhecer e avaliar os resultados do teste. Assim como falamos sobre definir o conceito a ser testado, agora é hora de comparar os resultados e avaliar se todos os critérios foram atendidos conforme o esperado.

 

A partir dessa análise, será possível saber se a solução realmente atende às necessidades do cliente e quais ajustes ainda precisam ser feitos.

Como funciona a prova de conceito na prática?

Enquanto a Prova de Conceito é realizada, diferentes soluções são testadas. É preciso avaliar se oferecem o que se espera, se correspondem às necessidades do projeto. 

 

Também é necessário analisar se geram despesas compatíveis com os valores orçados. Após esta etapa, será mais fácil escolher o melhor equipamento e software.

 

É necessário alinhar a concepção do projeto com a exigência de maior produtividade e eficiência. As soluções digitais ajudam a agilizar os processos diários, ou seja, quanto menos tempo os profissionais gastarem, melhor.

 

Assim, sistemas mais complexos e com configurações complicadas não são viáveis ​​- a menos que sejam utilizadas metodologias que realmente os simplifiquem, como mencionamos acima.

Qual a importância do PoC para a sociedade?

A Prova de Conceito traz valor confiável para a tomada de decisões de negócios. Não se trata apenas de como o projeto funcionará após sua implementação. 

 

Esta é também uma avaliação preliminar deste projeto para garantir que ele realmente fará parte de uma transformação empresarial efetiva.

 

Sem contar que quando a equipe tem um PoC, ela tem mais autonomia para dar vida ao projeto. A partir deste documento conceitual, fica claro que a organização cria valor.

 

Por fim, a implementação, mesmo que seja feita da forma mais simples e esperada, tende a criar boas expectativas sobre o objetivo do projeto que está sendo desenvolvido.

 

E isso aumenta muito as chances de que realmente atenda satisfatoriamente às necessidades do cliente ou empresa.

Benefícios da prova de conceito 

Agora que você já sabe o que é prova de conceito, é hora de descobrir quais são os benefícios dessa metodologia. Veja abaixo quais são os principais!

Reduz custos e riscos para a empresa

Ao usar a prova de conceito durante o seu projeto de desenvolvimento de software, você pode reduzir custos e riscos para o seu negócio. 

 

Isso ocorre porque você testa a ideia antes de investir muito tempo e dinheiro nela. Assim você evita que a empresa gaste muito dinheiro em algo que pode não ser técnica ou comercialmente viável.

Permite provar objetivamente uma ideia

Com o PoC, você consegue gerar resultados tangíveis e objetivos sobre a viabilidade de uma ideia. Desta forma, você aumentará a confiabilidade do projeto, pois não poderá mais ser derrubado por argumentos contrários, atraindo a atenção de clientes e investidores.

Melhora a motivação da equipe de desenvolvimento

A equipe de desenvolvimento também passa a confiar mais no projeto após a prova de conceito. Isso acontece porque os funcionários conseguem visualizar os resultados tangíveis do projeto em que estão trabalhando.

 

Além disso, eles são capazes de determinar quais ideias podem realmente alcançar resultados satisfatórios. Tudo isso aumenta a motivação e o envolvimento da equipe nas atividades a serem realizadas.

Aumenta a satisfação do cliente

Ao usar a prova de conceito no desenvolvimento de software, você testa não apenas a viabilidade da ideia, mas também a técnica e a funcionalidade do produto. 

 

E assim, identificar avarias ou possíveis ajustes que podem ser feitos de forma a aumentar a satisfação do cliente final, quer seja externo ou interno.

 

Isso se aplica tanto a um projeto de fabricação de chapéu de muro concreto, como para projeto de arquitetura, por exemplo.

Apoia a tomada de decisão

A prova de conceito também gera dados que dão suporte às decisões sobre o futuro do projeto na empresa. 

 

Isso significa que você tem acesso a resultados objetivos que podem orientá-lo na criação de planos de ação para os próximos passos sem evitar decisões subjetivas. Isso garante uma gestão do desenvolvimento com maior visibilidade e controle.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp