MENU

23/02/2023 às 18h30min - Atualizada em 24/02/2023 às 08h01min

Mês da Mulher: Banho Solidário tem ação especial dedicada ao público feminino

A ação tem como objetivo proporcionar momentos de conforto e cuidados às pessoas em situação de vulnerabilidade

SALA DA NOTÍCIA Filipe Martins


O projeto Banho Solidário Sampa, já tradicional nas ruas da capital paulista, tem ação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A iniciativa é realizada pela ONG Banho Solidário e tem como objetivo proporcionar momentos de conforto e cuidados às pessoas em situação de vulnerabilidade. No dia 05 de março, a ação contará com serviços dedicados ao público feminino, com corte e penteado de cabelo, manicure, consultório médico, distribuição de kits higiênicos, roupas e calçados, além de música ao vivo. A iniciativa ocorrerá no Largo do Paissandu, no Centro de São Paulo.

A ação já registrou mais de 2,3 mil banhos a pessoas em situação de rua ao longo dos últimos três anos. Além do banho, contará com serviços de cabeleireiro e barbeiro, avaliação auditiva e distribuição de livros, brinquedos para as crianças, lanches, calçados e de kit higiênico.

Fundada em novembro de 2019, a ONG Banho Solidário Sampa começou as atividades durante a pandemia e já registra mais de 5 mil pessoas atendidas por meio das iniciativas; mais de 38 mil lanches distribuídos nas ações de banho, mais de 2,4 mil cortes de cabelo; 23,3 mil peças de roupas e calçados, 2,1 mil cobertores e 3,4 mil livros doados aos assistidos.

Para a execução do projeto social, o Banho Solidário desenvolveu e fabricou um trailer especialmente projetado para ser autossustentável e ecologicamente correto, com água limpa para os banhos. Após a atividade, o trailer retorna para a base operacional, onde a água pós-banho é descartada na rede de esgoto da Sabesp, recebendo a devida higiene com água, detergente e desinfetantes. Os boxes foram revestidos com polipropileno, que impede o acúmulo de água suja em cantos e frestas. Assim, toda a infraestrutura elétrica e hidráulica foi pensada para um banho confortável e quentinho.

O projeto Banho Solidário é mantido a partir de campanhas de doação, seja a partir de doadores individuais ou empresariais. Como exemplo, a Lorenzetti, empresa que comemora seu centenário em 2023, fez a doação de chuveiros elétricos, torneiras, entre outros produtos.

O movimento necessita de apoio para arrecadar roupas íntimas novas. As contribuições individuais vão desde itens para higiene até a ação “Adote um Banho”, em que doações a partir de R$ 40 garantem o banho de, pelo menos, quatro pessoas. Para saber mais, acesse: https://linktr.ee/banhosolidariosampa.

Agenda do Banho Solidário:
 
  • 05 de março – Largo do Paissandu
  • 02 de abril - Pátio do Colégio
16 de abril – Túnel Dr. Arnaldo
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp