02/03/2023 às 15h21min - Atualizada em 03/03/2023 às 08h00min
Evento dialoga sobre justiça reprodutiva na véspera do Dia Internacional da Mulher
Roda de conversa irá marcar o lançamento na capital gaúcha do livro “Entre a cruz e a espada: a (des)penalização do aborto na América Latina”, da jornalista Cleidi Pereira
SALA DA NOTÍCIA Assessoria de imprensa Forum Aborto Legal
Na véspera do Dia Internacional da Mulher, uma roda de conversa sobre justiça reprodutiva irá marcar o lançamento na capital gaúcha do livro “Entre a cruz e a espada: a (des)penalização do aborto na América Latina”, da jornalista Cleidi Pereira.
O evento, apoiado pelo Fórum Aborto Legal RS e pela Frente Pela Legalização do Aborto do Rio Grande do Sul (Frepla-RS), será realizado na Casa de Cultura Mario Quintana, na terça-feira, 7, às 18h.
Ativistas, pesquisadores, profissionais da saúde e do direito participarão da roda de conversa no Quintana’s Bar. Entre eles, Ariane Moreira, pesquisadora de justiça reprodutiva, Suzete Bragagnolo, procuradora do Ministério Público Federal, e Domenique Goulart, advogada, integrante da Frepla-RS e sócia da Themis Gênero, Justiça e Direitos Humanos.
Publicada pela editora Insular, de Florianópolis, “Entre a cruz e a espada” foi lançado virtualmente em 2021, em meio às restrições provocadas pela pandemia da Covid-19. No ano passado, houve um evento presencial na Casa do Brasil em Lisboa, Portugal, onde a autora reside atualmente.
Em meio às celebrações do 8 de março, a justiça reprodutiva se mostra uma perspectiva importante na luta feminista, porque diversas violências enfrentadas pelos corpos feminizados tem relação com a falta de acesso a políticas dignas de maternidade ou não maternidade.
No Brasil, estima-se que uma mulher morre a cada dois dias devido a complicações do aborto inseguro e clandestino – um problema de raça e de classe porque afeta, principalmente, jovens negras e pobres.