Neste 1º de abril, Dia da Mentira, o Esporte Clube Vitória e a Fatal Model, maior site de acompanhantes do Brasil e patrocinador do time, se uniram em uma ação para conscientizar o país sobre o feminicídio no Brasil. São mais de 699 casos registrados apenas entre janeiro e junho de 2022. Uma média de quatro mulheres mortas por dia, de acordo com dados publicados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O estudo ainda revelou que mais de 18 milhões de mulheres foram vítimas de violência no último ano. Ou seja, mais de 50 mil vítimas por dia - um estádio de futebol lotado. “Em 2022, batemos o recorde de feminicídio em nossa história. Você acha que eu estou mentindo, né? Eu adoraria que esses dados fossem de mentira. Mas infelizmente não são. E pior, os números crescem todos os dias”, alerta Nina Sag, porta-voz do Fatal Model e acompanhante, na publicação divulgada no Dia da Mentira.
A ação entre Vitória e Fatal Model é apenas mais uma de uma série de iniciativas que estão previstas para a parceria. Com valores alinhados, clube e empresa pretendem trabalhar temas relevantes que provoquem reflexões para a sociedade. Recentemente, no Dia da Mulher, jogadores rubro-negros entraram em campo com nomes de mulheres guerreiras nas mangas, onde usualmente está estampada a logomarca do Fatal Model. Lélia Gonzalez, importante intelectual e ativista na luta contra o racismo e o sexismo no Brasil, e Anita Garibaldi, guerreira da Revolução Farroupilha e da unificação da Itália, foram as personalidades na camisa dos atletas que marcaram os gols: o primeiro de pênalti e o segundo, um golaço de fora da área.
“Temos que reconhecer que em estádios de futebol há um grande público que precisa ser educado sobre respeito às mulheres, por isso é lá que o Fatal Model decidiu propagar seus valores. O time entende a importância de compartilhar essas mensagens de conhecimento e, mais uma vez, topou entrar nessa com a gente”, finaliza Nina.