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31/03/2023 às 10h01min - Atualizada em 03/04/2023 às 00h01min

De olho em 2023: o que mantém o protagonismo dos dados?

O uso ativo de dados corporativos prossegue como uma importante linha de negócios, e espera-se que este ano as empresas avancem em maturidade de dados

SALA DA NOTÍCIA Guilherme Tavares, Toccato


Como resultado natural da acelerada transformação para a era digital, as corporações transacionam, diariamente, quantidades volumosas de dados. Os dados, no contexto corporativo, se referem a qualquer informação coletada, gerada ou usada por uma empresa. Isso inclui dados operacionais, como transações financeiras e vendas; dados de clientes, como informações de contato e histórico de compras; e dados de processos internos, como informações de recursos humanos e de gerenciamento de projetos. A natureza dos dados gerados varia de acordo com as especificidades de cada negócio. 
 
Dessa forma, eles podem ser divididos em duas categorias: dados estruturados e não estruturados. De maneira geral, dados estruturados são mais fáceis de consultar, analisar e relacionar entre si. Os dados não estruturados, por outro lado, não seguem um padrão específico, o que os torna mais complexos em termos de análise e consulta. Toda empresa precisa de dados estruturados para garantir mais efetividade no uso estratégico desses ativos e, para isso, é preciso que as organizações tenham como prioridade evoluir em maturidade de dados neste ano. 
 
Maturidade de dados nas empresas 
Em linhas gerais, a maturidade de dados nas empresas é uma medida da capacidade da organização de gerenciar e usar seus dados de maneira eficaz. Ela é mensurada em diferentes níveis de maturidade, que variam desde a coleta básica de dados até a capacidade de usar os dados para tomar decisões e melhorar continuamente as operações em tempo real. Em níveis mais baixos de maturidade, as empresas podem ter dificuldade em coletar, armazenar e acessar dados, enquanto em níveis mais altos elas podem ser capazes de integrar dados de diferentes fontes, aplicar análises avançadas e usar tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, para extrair insights valiosos.  
 
Logo, é possível identificar as áreas onde a empresa precisa melhorar e estabelecer planos para alcançar um nível mais elevado de maturidade de dados. Os dados estruturados são altamente estratégicos para as empresas, já que eles permitem que executivos e gestores tomem decisões informadas e aumentem a eficiência operacional.  
 
Unindo experiência e intuição à análise de dados 
Antes da disseminação do fenômeno digital nas empresas, experiência de mercado e intuição eram as principais bases para a formação de decisões pelos conselhos administrativos. O empirismo reinava soberano e orientava grande parte das estratégias corporativas. Com o avanço das tecnologias digitais, incluindo softwares de gestão, ferramentas de inteligência artificial e outros expoentes do mercado da tecnologia, as empresas podem, agora, agregar a análise de dados ao empirismo, diminuindo riscos a partir de decisões informadas. 
 
Mas a análise de dados não substitui completamente o empirismo. A experiência e intuição podem fornecer uma perspectiva valiosa que complementa a análise de dados, permitindo uma compreensão mais completa do problema ou da oportunidade. Juntas, a experiência e a intuição podem ajudar a identificar perguntas importantes questões a serem respondidas pelos dados, além de interpretar corretamente os resultados da análise. Sendo assim, a junção desses componentes é, hoje, vital para que as empresas se mantenham relevantes e competitivas. 
 
Por fim, reforço que os dados são protagonistas nas empresas atualmente, porque eles fornecem informações valiosas sobre seus clientes, mercado e operações. As empresas podem usar essas informações para tomar decisões informadas, melhorar sua eficiência e competitividade, e desenvolver novos produtos e serviços. Não há dúvidas de que, em 2023, empresas que se propuserem a evoluir em maturidade de dados obterão ganhos imensos na gestão dos negócios e na eficiência operacional. 
 
Guilherme Tavares, Global CEO do Grupo Toccato, referência em Data-Driven e especialista em transformar dados em soluções de valor aos negócios. Especializado em Gestão Empresarial, com pós-graduação em Marketing e Geoprocessamento e graduação em Publicidade e Propaganda.
 
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