No próximo dia 30 de abril, a Copa do Brasil de Rugby terá seu pontapé inicial com jogos em Porto Seguro e Rio de Janeiro. Trata-se da competição mata-mata de rugby XV masculino que opõe os campeões dos campeonatos estaduais e regionais da categoria realizados em 2022. A competição foi desenhada com o intuito de dar maior valor aos torneios organizados regionalmente pelas federações.
A competição começará este ano com 8 times, que jogam a partir da fase de quartas de final, em jogos únicos, sem partidas de volta. No dia 30, as quartas de final começam com dois jogos. No primeiro jogo, o Porto Seguro, campeão baiano (em torneio que também contou com clube capixaba), duela com a União Pernambucana, campeã da Copa do Nordeste, a competição que reúnem times dos demais estados nordestinos. No mesmo dia, o campeão fluminense Niterói medirá forças com o Rugby Sem Fronteiras, do Distrito Federal, campeão da Copa Centro-Norte, que trazem clubes do Centro-Oeste e Norte do país.
As demais partidas das quartas de final acontecem no dia 27 de maio, com a Poli, campeã paulista, encarando o Desterro, campeão catarinense; e o Curitiba, campeão paranaense, duelando com o Farrapos, campeão gaúcho. Minas Gerais também teria vaga na competição, mas seu estadual não foi organizado em 2022.
As semifinais serão no dia 1º de julho, com o vencedor de Niterói e Rugby Sem Fronteiras encarando o vencedor de Porto Seguro e União Pernambucana. Já o vencedor de Poli e Desterro duela com o vencedor de Curitiba e Farrapos. A grande final será no dia 19 de agosto. Os mandos de jogo das fases finais serão definidos privilegiando os clubes que tenham categorias de base mais numerosas e ativas.
A Copa do Brasil herda o nome da competição que existiu entre 2004 e 2013 e que valia como segunda divisão nacional. Diferentemente da antiga competição, a nova Copa do Brasil acontece em paralelo ao Campeonato Brasileiro “Super 12”. O campeão da Copa do Brasil de 2023 terá o direito de desafiar o campeão do Super 12 na nova Copa dos Campeões, que será lançada em 2024.
“Lançamos a Copa do Brasil com o intuito de potencializar o trabalho de clubes e federações de todo o país. Estamos garantindo que todo mundo tenha a oportunidade de competir por um título nacional, contanto que esse passo seja dado em conjunto com o desenvolvimento de cada região. Ao darmos vagas aos campeões, queremos estimular que os campeonatos estaduais e regionais cresçam”, ressaltou Renato Occhionero, diretor de torneios da Confederação. “Apesar de ser uma competição adulta, nossa prioridade segue sendo o desenvolvimento do rugby de base. Por isso, o mando de jogo está atrelado a quem tem mais juvenis. Queremos premiar os bons trabalhos e propiciar que os jogos se tornem eventos para a comunidade se desenvolver”, complementou.
Confira mais informações sobre o torneio
https://brasilrugby.com.br/
Sobre a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu)
A CBRu tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério do Esporte e como patrocinadores: Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), TIM, Estácio, Deloitte, Alupar Taesa, Comgás, Cultura Inglesa, Pinheiro Neto Advogados e Crown Embalagens. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro: Gerdau, Atlas Schindler, Gilbert, CVC Capital Partners e Universal Assistance. A franquia Cobras Brasil XV, marca criada e gerenciada pela CBRu para a disputa da Super Rugby Américas, também é apoiada por Superbid, CSN, Irko Hirashima e Universal Assistance. www.brasilrugby.com.br / @BrasilRugby / @cobrasbrasilxv (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e You Tube).