Você já ouviu falar da Vtex IO? É uma plataforma em ascensão no mercado conhecida por permitir a criação de lojas virtuais e personalizáveis com a ajuda da integração dos mais diversos recursos como catálogos, gerenciamento de pedidos e pagamentos, entre outros.
Além disso, a plataforma oferece ferramentas de análise e marketing, o que permite a elaboração de campanhas e o acompanhamento do desempenho das lojas.
Desenvolvida pela empresa Vtex, no Brasil, a Vtex IO já é utilizada por empresas ao redor do mundo.
De modo geral, é uma plataforma que funciona baseada em serviços menores que visam a movimentação dos recursos pela empresa sem afetar o desempenho da loja virtual. Sem contar que ela conta com uma infraestrutura de alta qualidade e disponibilidade, o que faz com que as empresas consigam atender um grande volume de tráfego sem perder o desempenho.
E, melhor ainda: sem precisar se preocupar com o tempo de inatividade.
Mas, você sabe quais são os benefícios de investir na Vtex IO? Mostraremos neste artigo! Além de 7 dicas importantíssimas para você otimizar o seu site com essa plataforma, e a importância do SEO para o seu negócio.
Vamos lá? Continue a leitura!
Primeiramente, é bom destacar que a Vtex IO facilita a vida dos usuários que querem gerenciar o e-commerce com eficiência e qualidade. Sendo assim, uma das principais vantagens é a possibilidade de criar e personalizar lojas virtuais e aplicativos de forma autônoma e exclusiva. A tecnologia de ponta e a infraestrutura são grandes impulsionadores para garantir a alta performance e segurança das operações.
Outra vantagem é a possibilidade de integração de outros sistemas e plataformas, permitindo a expansão do alcance virtual da loja e o aumento de vendas. Dessa forma, os usuários podem, inclusive, centralizar as informações e facilitar a transição do negócio com o possível cliente.
Ou seja, de modo geral a Vtex IO tem diversos benefícios que visam o gerenciamento do seu negócio com eficiência e personalização, e um suporte exclusivo que conta com recursos de marketing e análises avançadas.
E falando em recursos de marketing, um dos mais utilizados é o SEO.
Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas que são utilizadas visando a melhoria do posicionamento de um site ou marca nos resultados de pesquisa orgânica dos mecanismos de pesquisa, como o Google.
Para melhorar o posicionamento, o primeiro passo é otimizar o site. Isto é, a estrutura, as palavras-chave, o conteúdo e todos os outros fatores geram impacto positivo e significativo para a experiência de quem acessar o seu negócio.
A maioria das pessoas que utilizam os mecanismos de busca da internet tendem a clicar nos primeiros resultados das primeiras páginas.
Dessa forma, se sua página estiver entre as primeiras posições, as chances de os usuários clicarem no link são muito maiores. O SEO se baseia num pensamento fundamental que é: melhorar o posicionamento.
Quanto melhor o posicionamento do site, maior a chance de atrair tráfego de qualidade. Outro detalhe que destaca a importância do SEO é que ele é uma ferramenta do marketing digital eficaz e acessível, capaz de gerar resultados duradouros.
Para o sucesso de uma loja virtual, é importante contar com um bom posicionamento estratégico que vai aumentar sua visibilidade.
O que acontece quando você une a melhoria da visibilidade do seu negócio com uma plataforma de qualidade que permite o gerenciamento com foco na experiência do usuário? Um casamento on-line perfeito!
A Vtex IO oferece instrumentos para a otimização de conteúdo, que é exatamente um dos principais fatores que influenciam o SEO, entre outras ferramentas, como o uso de palavras-chave, tags e meta-descrições.
Dessa forma, unindo a Vtex IO e o SEO, você alcança maior número de vendas, aumenta a visibilidade do seu negócio e ainda ganha em faturamento.
Antes de começar qualquer tipo de conteúdo, é importante definir palavras-chave relevantes para a sua marca. Existem diversas ferramentas on-line que podem te ajudar a identificar quais palavras podem ser mais relevantes para o nicho que você quer atingir.
De modo geral, as meta tags são as informações que ficam nos resultados das buscas na internet. Por isso, é importante garantir que suas meta tags, que incluem título, e descrição, estejam otimizadas e com o uso das palavras-chave mais relevantes.
URL amigável são aquelas mais fáceis de entender e gravar na memória, especialmente nos motores de busca. Por isso, é importante otimizar o seu site com URLs descritivas e que contenham as palavras-chave mais relevantes.
Não é nenhum segredo que uma boa imagem melhora a experiência visual em qualquer tema que seja. Quando falamos em sites, não poderia ser diferente. Porém, nos casos de otimização, é importante garantir que elas estejam dentro de características relevantes que impulsionam o posicionamento.
Depois das palavras-chave, essa dica é a alma do negócio! Crie um conteúdo relevante e útil para os seus usuários, desde descrições de produtos até blog posts informativos e interessantes.
Assim, além de atrair o público-alvo, você ainda aumenta o tempo de permanência no seu site. O que, claro, é um fator extremamente positivo quando falamos em ranqueamento nos resultados das buscas on-line.
Seja interno ou externo, os links são um fator destaque que favorece a estratégia do SEO, e consequentemente, o posicionamento da sua marca no mercado.
Por último, mas não menos importante, é essencial fazer o monitoramento e análise do desempenho do seu negócio em relação ao SEO.
Existem diversas ferramentas de análise de dados, como o Google Analytics, que monitora o tráfego, o desempenho e ainda pode ajudar a identificar oportunidades de melhoria em relação ao SEO.