10/05/2023 às 10h13min - Atualizada em 11/05/2023 às 00h02min
Projeto criado pela Gestão Ricardo Nunes é premiado nos Estados Unidos
Política, Cotidiano
SALA DA NOTÍCIA Micheletto Comunicação
O projeto "Como aumentar o pagamento de impostos em atraso? Dívidas do imposto predial e territorial urbano (IPTU) parcelado” do (011).lab - Laboratório de Inovação em Governo, coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal da Fazenda foi o vencedor da categoria “Inovação no Uso de Evidências das Ciências Comportamentais”, na 10ª edição do Prêmio Interamericano de Inovação para a Gestão Pública Efetiva 2022, da Organização dos Estados Americanos (OEA).
A premiação, que aconteceu em Denver, nos Estados Unidos, foi recebida por Marcos Gadelho, Secretário Municipal de Urbanismo e Licenciamento, que representou o governo durante o evento. A Secretaria Municipal de Relações Internacionais fez uma intermediação com a OEA, mais antigo organismo regional do mundo.
Criado em 2018, a iniciativa utiliza técnicas das ciências comportamentais nas políticas públicas e tem como objetivo resolver desafios que envolvam ações de cidadãos e servidores. A implantação desta técnica que altera a carta de cobrança já possibilitou o aumento de R$ 60 milhões na arrecadação anual, além de reduzir o impacto na inadimplência do IPTU.
Para solucionar as demandas dos cidadãos, em relação ao pagamento de IPTU, o projeto realiza intervenções simples, baratas e escaláveis, como forma de incentivar o comportamento das escolhas aos objetivos políticos e preservar a liberdade de escolha. A chamada “Teoria do Incentivo”, ou ainda, os Nudges, podem ser definidos como técnicas desta economia comportamental, de escolha individual e que trabalham técnicas de persuasão no universo financeiro.