18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil
Novo videoclipe animado da ‘Ninguém Mexe Comigo’ ensina crianças a se protegerem contra o abuso sexual
O videoclipe traz personagens animados em 2D e ensina quatro ações para autoproteção “gritar, correr, contar, ou discar 100”
A Campanha Ninguém Mexe Comigo lança nesta semana um videoclipe animado em 2D com seis personagens corajosos que ensinam crianças a identificar, reagir e a se defender em situações de abuso. O videoclipe foi pensado para respeitar a diversidade e o lançamento faz parte das comemorações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, 18 de maio.
Em meio a uma realidade alarmante, na qual quatro meninas com menos de 13 anos são vítimas de violência sexual por hora no Brasil, a música 'Ninguém Mexe Comigo', composta pela cantora Bruna Caram, enfatiza a prevenção, proteção e 'educação autoprotetiva' contra a violência sexual infantil e incentiva a quebra do silêncio por meio do Disque 100 - Disque Direitos Humanos.
Inovando em acessibilidade, o videoclipe apresenta uma versão em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), resultado da parceria com o Centro de Educação para Surdos Rio Branco (www.ces.org.br). Sabine Vergamini, diretora de unidade socioeducacional do Centro, destaca: "Nossa intenção é garantir que os surdos, que se comunicam em LIBRAS, tenham, da mesma forma que as crianças ouvintes, acesso completo às informações sobre este tema reforçando assim a inclusão e o alcance da mensagem de autoproteção."
Para viabilizar o projeto, a Ninguém Mexe Comigo realizou um financiamento coletivo na plataforma "Apoia-se", e reuniu mais de 250 apoiadores da causa. Com os fundos arrecadados, a campanha contratou profissionais renomados, incluindo a ilustradora infantil Clara Reschke e a Animar Estúdio, premiado estúdio conhecido por produzir sucessos como Galinha Pintadinha e Jacarelvis.
Com apoio institucional do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, da TV Cultura, do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, e da Rede ECPAT Brasil, os criadores projetam um impacto significativo para o vídeo.
História e internacionalização da Ninguém Mexe Comigo
A campanha Ninguém Mexe Comigo foi criada pela ativista social brasileira Paola Bellucci, ela é sobrevivente de abuso sexual na infância e atualmente reside em Tóquio. Paola lançou a campanha durante seu mestrado em Estudos Internacionais de Paz na Universidade Soka, no Japão, em 2020, com o objetivo de combater o abuso sexual contra crianças e adolescentes durante a pandemia de Covid-19. Pelo ativismo social, já recebeu o Prêmio Neide Castanha e o Prêmio Da Vinci da Universidade Soka.
Em Junho de 2022 Paola foi a única estrangeira a se apresentar no evento internacional TEDx UTokyo no prestigioso palco da Universidade de Tóquio. Durante sua palestra, que está disponível no YouTube com legenda em português (assista em: https://youtu.be/kv_DdmS-ikg), Paola compartilhou sua própria experiência como sobrevivente de abuso na infância e destacou a importância de quebrar o silêncio que muitas vezes envolve esse crime: "O silêncio só favorece os abusadores. Precisamos falar e levantar nossas vozes para quebrar esse tabu."
Paola, agora mãe, está determinada a transformar sua própria experiência dolorosa em ações que melhoram a vida das pessoas, no Brasil e no mundo. "Devemos lutar até que ninguém mais mexa com nenhuma criança, nunca mais”, conclui Paola, fazendo uma alusão ao nome da campanha que já iniciou sua projeção internacional e está produzindo as versões da música e do videoclipe adaptado para os idiomas japonês, inglês, alemão e francês.
Assista ao videoclipe neste link:
https://youtu.be/UF-Q_uqBs0Y
Assista ao videoclipe com a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS):
—
CRÉDITOS
Realização:
Ninguém Mexe Comigo
Idealização e Direção:
Paola Bellucci
Letra Musical e Voz:
Bruna Caram
Concept de Personagens:
Clara Reschke
Produção Musical:
Anselmo Henrique
Animação:
Equipe Animar Studio
Comunicação:
Charmene de Cara (chS2)
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS):
Participação:
Giovanna de Lima Rampazo
Maria Clara Pires Ferreira
Coordenação e Produção:
Sabine A. A. Vergamini
Carolina da Costa Zito
Interpretação para LIBRAS:
Mirtes Hayakawa
Apoio técnico pedagógico:
Mirtes Hayakawa
Captura de imagem:
Bianca Berchior Gonzaga
Carolina da Costa Zito
Edição:
Carolina da Costa Zito
Apoio Institucional:
@mdhcbrasil, @tvcultura, @comitenacionalevsca, @ecpatbrasil, @facabonitobrasil, @cesriobranco
Parceiros:
@corevoz, @leilianerochapsicologa, @magilhacos, @coffeemusic.label, @kmconsultoriadh, @ralcoh
Relações Públicas
Ralcoh Comunicação
Jornalista: Luiz Carlos de Oliveira
+55 11 996447591 e +55 11 99975 8741
www.ralcoh.com.br