A IFF anunciou que sua cepa probiótica HOWARU® Lacticaseibacillus rhamnosus HN001® ganhou a categoria de Ingrediente Aplicado do Prêmio NIS Açaí de Ouro. O prêmio, entregue em cerimônia em São Paulo, é concedido em reconhecimento à inovadora contribuição da cepa HOWARU® HN001® da IFF para a redução do risco de eczema. A cerimônia de premiação foi realizada no Nutri Ingredients Summit (NIS), exposição e conferência realizada nos dias 30 a 31 de maio, que se concentra em ingredientes funcionais.
No Brasil, a IFF possui o maior número de cepas aprovadas pela ANVISA. HN001® é a única cepa probiótica com alegação de saúde aprovada para reduzir o risco de eczema (dermatite atópica) em crianças, mulheres grávidas e bebês.
“O prêmio reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento de ingredientes que podem fazer a diferença na qualidade de vida das pessoas, com benefícios comprovados por meio de estudos científicos”, afirma Thais Cruz, Diretora Comercial do negócio de Health para a América Latina da IFF. “Essa conquista é possível devido à consistência dos resultados obtidos em um estudo de acompanhamento de longo prazo¹, à tecnologia de entrega inovadora e a um produto exclusivo que atende às necessidades do mercado.”
No estudo de acompanhamento de longo prazo da IFF, a cepa HN001® foi estudada com gestantes que consumiram o probiótico e acompanharam seus bebês até os 11 anos de idade, comprovando a persistência do benefício mesmo após a interrupção do consumo do probiótico aos dois anos de idade.
O tema que permeou a entrega do Prêmio Açaí de Ouro foi “O ingrediente como fator fundamental para inovação na indústria”. Oferecido pela Mintel, foram premiadas empresas em cinco categorias: alimentos funcionais e saudáveis, bebidas funcionais e saudáveis, suplemento alimentar, embalagem sustentável e inovadora, além do ingrediente aplicado na indústria.
O reconhecimento veio pela aplicação desse ingrediente no Nouve DA, suplemento alimentar com probiótico em pó comercializado pela Mantecorp e produzido pela JGS Nutrition, e primeiro lançamento no país com a cepa HN001®. Outras cepas HOWARU® aprovadas no Brasil são Bifidobacterium animalis ssp. lactis HN019®, Lactobacillus acidophilus NCFM®, Lacticaseibacillus rhamnosus GG e a combinação de Bifidobacterium. lactis Bi-07®, Lactobacillus acidophilus NCFM®, Bifidobacterium lactis Bl-04® e Lacticaseibacillus paracasei Lpc-37®. Para saber mais informações sobre os probióticos HOWARU®, visite aqui.