No último sábado, 3, o centro de convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) foi palco da reunião do 8º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Na sede da entidade, os governadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, assinaram a "Carta de Belo Horizonte", documento com compromissos firmados durante os dois dias de debates, onde oficializaram as intenções para uma reforma tributária, desenvolvimento econômico, igualdades sociais, entre outros temas.
O Cosud foi criado em Belo Horizonte, em março de 2019, e tem como propósito consolidar a agenda de cooperação entre os governos dos estados do Sul e Sudeste do país. A pauta do consórcio trabalha com demandas econômicas, sociais e ambientais. Entre as áreas prioritárias estão segurança pública, combate ao contrabando, sistema prisional, saúde, desburocratização, turismo, educação, desenvolvimento econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia.
“Os sete estados que compõem o Cosud correspondem a 56% da população do país e concentram 70% do PIB nacional. A cooperação entre eles é fundamental para o desenvolvimento econômico com impacto especial para o setor de comércio e serviços, que representa grande parte da força econômica”, enfatiza o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, que durante o evento presenteou os governadores com itens especiais da gastronomia mineira.