MENU

22/08/2023 às 20h07min - Atualizada em 23/08/2023 às 00h01min

AGU é favorável à exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas

Em resposta a um pedido do Ministério de Minas e Energia, AGU emitiu parecer em que defende que a falta de avaliação preliminar não impede concessão de licenciamento ambiental.

Agencia Brasil - GERAL
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-08/agu-e-favoravel-exploracao-de-petroleo-na-foz-do-rio-amazonas




A Advocacia-Geral da União (AGU) emitiu hoje (22) um parecer para declarar que a falta de avaliação preliminar não pode impedir a concessão de licenciamento ambiental para exploração de petróleo na bacia da foz do Rio Amazonas, no Amapá.



O documento foi elaborado a pedido do Ministério de Minas e Energia (MME) para checar a viabilidade jurídica para que Petrobras possa iniciar os testes técnicos de exploração no chamado bloco FZA-M-59, localizado a 175 quilômetros na foz do rio.



Notícias relacionadas:

Em maio, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) indeferiu o licenciamento ambiental solicitado pela Petrobras para realizar atividade de perfuração marítima no local, em razão de “inconsistências técnicas” para a operação segura em uma nova área exploratória.



Para a AGU, a ausência do documento da chamada Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS) não pode impedir o licenciamento ambiental de empreendimentos de exploração de petróleo e gás natural. O órgão também citou decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o documento.



"Sugere-se às instâncias superiores de deliberação da Advocacia-Geral da União consolidar o entendimento no sentido de que seja no plano jurídico, ou no plano fático, no âmbito do licenciamento ambiental não é exigível a AAAS", diz o parecer.



Segundo o órgão, a legislação vigente faz distinção entre a AAAS e o licenciamento ambiental.



 "O primeiro trata-se de uma avaliação prévia à licitação de concessão dos blocos sobre a aptidão de determinada região com potencial de exploração de petróleo e gás. O licenciamento ambiental, por sua vez, é um procedimento da política nacional de meio ambiente, utilizado para avaliar a viabilidade de projetos específicos, a partir de identificação de impactos potenciais associados aos projetos", argumentou o órgão.



A AGU também pediu a abertura de processo de conciliação entre os órgãos envolvidos no caso.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-08/agu-e-favoravel-exploracao-de-petroleo-na-foz-do-rio-amazonas
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp