O recorde anterior havia sido registrado na terça-feira (14), quando a sensação térmica chegou a de 58,5°C.
Além da sensação térmica, a cidade também tem registrado temperaturas recorde. Na quinta-feira (16), os termômetros chegaram a marcar 42,6°C, a maior temperatura do ano. O recorde anterior era de domingo, com 42,5°C.
Preocupada com os efeitos do El Niño sobre o clima neste verão, a prefeitura do Rio anunciou um plano de resiliência nesta semana . Há expectativa de que o fenômeno climático cause temporais e mais temperaturas extremas nos próximos meses.
Com o calor em alta, a cidade teve um fim de semana e um feriado de praias lotadas nesta semana. Uma multidão tomou conta das areias da zona sul em busca de um alívio para a onda de calor no sábado e no domingo, e, com o feriado no meio da semana e sem enforcamentos, os cariocas foram em massa para a orla no 15 de Novembro.
No centro da cidade e nas periferias, quem precisava sair para trabalhar ou estudar, se refrescava como podia. No Complexo da Maré, na zona norte do Rio, piscinas de plástico montadas no meio da rua e chuveirões fizeram a festa de crianças, adolescentes e até adultos em meio à sensação térmica sufocante.