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27/10/2021 às 16h27min - Atualizada em 28/10/2021 às 00h00min

Inovações implementadas em hospitais possuem impacto positivo no serviço da Saúde

Diversas ferramentas auxiliam na qualidade e gestão do atendimento, como a utilização de dispensários eletrônicos, a gestão via Identificação por Radiofrequência e o correio pneumático

SALA DA NOTÍCIA Luana Dallabrida
Nas unidades hospitalares Opy Health, a ciência, tecnologia e inovações estão a serviço da saúde. Os hospitais do grupo oferecem infraestrutura, serviços, equipamentos, além de profissionais nas áreas de TI, automação, engenharia clínica, esterilização e farmácia que buscam entregar qualidade de ponta nos serviços não clínicos.
 
A inovação já é realidade também nos hospitais, auxiliando nos desafios do cotidiano. A rastreabilidade de medicamentos e materiais, por exemplo, é importante para garantir a efetividade do tratamento. Para auxiliar neste controle, o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, de Belo Horizonte, conta com o serviço de dispensários eletrônicos, equipamentos de alta tecnologia, amplamente utilizados em países desenvolvidos e ainda pouco disponível no Brasil.

Segundo o Diretor Presidente da ONM Health, Alan Brener, o processo de atendimento ao paciente se tornou automatizado e mais seguro. “A prescrição médica é lançada no software de gestão que alimenta os dispensários, liberando a retirada dos medicamentos para a enfermagem. Este time, por sua vez, retira aquilo que foi prescrito para o paciente e bipa cada item sacado. O dispensário controla seu volume próprio e retroalimenta o software de gestão que provê as informações de reabastecimento para a equipe de estoque e logística. Além dos abastecimentos programados, podem ser feitas reposições de emergência se o consumo do dia for excepcional ao usual. Os módulos de dispensários contam ainda com identificação de colaboradores por crachá e biometria, além de possuir câmeras na parte superior de cada módulo para registro de todas as atividades”, relata.

A unidade hospitalar também possui o sistema de gestão via Identificação por Radiofrequência (RFid), com a função de monitorar toda a logística interna e externa do enxoval ONM Health. A tecnologia permite o controle de peças utilizadas pela equipe hospitalar, daquelas utilizadas nos leitos, bem como amplo suporte na gestão de lavanderias externas. O sistema evita extravio, mal uso e constrói a informação do momento correto para os reinvestimentos.

Todas as tecnologias foram implementadas pela ONM Health, concessionária de serviços não assistenciais do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, pertencente ao grupo Opy Health. Alan reitera que, para o serviço de hotelaria hospitalar, as informações coletadas pela leitura do chip são enviadas ao software, que auxilia a gestão do enxoval, permitindo a automação para rastrear e minimizar o desperdício e a evasão das peças. “Com os dados coletados, os setores são abastecidos de acordo com o consumo diário provisionado. A identificação dos itens faltantes é rápida e a reposição ocorre imediatamente. A cada 45 dias, o inventário com cerca de 40 mil peças é realizado em questão de horas”, explica.

Outra ferramenta que traz economia e agilidade para o hospital é o correio pneumático: o sistema é utilizado pela Farmácia Central, no atendimento de urgência dos produtos não padronizados nos dispensários eletrônicos, e pelo laboratório para o transporte de materiais biológicos (coletas).  “Os setores hospitalares são interligados pelo sistema que leva materiais ao seu destino, automaticamente, com velocidade de até 8m/s. O correio pneumático proporciona um ganho na produtividade, reduz o tempo de espera de medicamentos e insumos e os riscos de contaminação, por causa da menor circulação de pessoas entre os setores”, explica.
  
Alan relata ainda que as cápsulas são identificadas por RFid para garantir que o endereçamento estabelecido para o item em transporte seja cumprido. “A tecnologia proporciona uma logística ágil, simplificada e possibilita que a equipe clínica se dedique exclusivamente à atividade assistencial. Esse é o nosso principal objetivo, mostrar que os “bastidores da saúde também são responsáveis pelos cuidados com a saúde dos pacientes”, finaliza.
 
SOBRE OPY HEALTH

A Opy Health é gestora de serviços de infraestrutura em hospitais públicos e privados. Iniciou suas operações em fevereiro de 2020 e atualmente opera o Hospital Delphina Aziz (Manaus, AM) e o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC – Belo Horizonte, MG). Opy Health é uma empresa IG4 Capital.

Contatos:

Paula Fiori
Diretora Executiva
LAM Comunicação
paula.fiori@lamcomunicacao.com| 11 97242-6272

Luana Dallabrida
Atendimento Sênior
LAM Comunicação
luana.dallabrida@lamcomunicacao.com | 47 99982-8422
 
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