MENU

08/12/2023 às 16h16min - Atualizada em 09/12/2023 às 00h01min

Ouvidoria da Polícia acompanha apuração da ação de PMs na Alesp

Intervenção policial se deu na sessão em que era votado, na quarta-feira, projeto de lei que autorizou a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Agencia Brasil - GERAL
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-12/ouvidoria-da-policia-acompanha-apuracao-da-acao-de-pms-na-alesp




A Ouvidoria da Polícia do estado de São Paulo informou nesta sexta-feira (8) que abriu um procedimento para acompanhar a apuração da ação de policiais no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na quarta-feira (6), na sessão em que foi aprovado o projeto de lei que autoriza o governo estadual a vender o controle da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Por força de lei, a apuração da conduta dos policiais deve ser feita pela Corregedoria da Polícia.



“Segundo relatos, os PMs chegaram a lançar gás de pimenta nas galerias e bater no público com cassetetes, com detenção de alguns destes manifestantes. Pode-se verificar que haviam equipes do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e Força Tática e ficou perceptível também que estes não estavam usando as Câmeras Operacionais Portáteis (COPs). Assim, estamos abrindo procedimento”, informou a Ouvidoria, em nota.



Notícias relacionadas:

O órgão disse que vai sugerir à Corregedoria da Polícia Militar, órgão responsável pela apuração, que busque as imagens do sistema de monitoramento interno da Alesp e as imagens geradas pela TV Alesp, “que podem apresentar elementos que nos elucidem se houve ou não excesso por parte das equipes da PM que atuaram na ocasião”.



“Sabemos que é preciso preservar a ordem dos trabalhos da assembleia, mas também garantir a livre manifestação do pensamento, ideias e atividades, como previsto no Artigo 5º de nossa Constituição Federal”, disse a Ouvidoria.



Nota



Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo disse que quatro pessoas agrediram os policiais, que agiram para evitar a depredação do espaço. “Policiais militares atuaram na ocasião para conter um ato de depredação ao patrimônio durante a votação da proposta de desestatização da Sabesp, quando os quatro indiciados agrediram os policiais, além de danificar o mobiliário da Alesp”, diz a nota. 



Segundo a SSP, as quatro pessoas responderão por lesão corporal, dano, associação criminosa, resistência e desobediência.



* Matéria alterada às 20h57 para acrescentar posicionamento da Secretaria de Segurança




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-12/ouvidoria-da-policia-acompanha-apuracao-da-acao-de-pms-na-alesp
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp