MENU

29/10/2021 às 15h31min - Atualizada em 29/10/2021 às 15h31min

Educação lança Projeto Robótica em Cena: 100 anos de Aparecida

Participam do projeto três unidades escolares em parceria com outras duas escolas que já contam com a robótica em seu projeto pedagógico



A prefeitura de Aparecida, por meio da secretaria Municipal de Educação, lançou nesta quinta-feira, 28, o Projeto Robótica em Cena: 100 anos de Aparecida. Realizado no segundo piso do Aparecida Shopping, o evento contou com a presença de servidores da Educação, autoridades políticas do município, além do secretário da pasta da Educação, professor Divino Gustavo, e do prefeito Gustavo Mendanha e tem como objetivo promover o ensino de robótica nas unidades de ensino do município.


Concebido como proposta piloto e com projeção de ser estendido para outras unidades da rede a partir do ano letivo de 2022, o Robótica em Cena é um projeto de robótica educacional e será executado de outubro a dezembro com alunos de 5º ano de três instituições escolares localizadas na região leste do município. De acordo com a Superintendência de Inovação e Tecnologias Educacionais (SITED/SME) participarão turmas de duas unidades de tempo parcial, a Camila Scaliz e a Nova Olinda, localizadas nos respectivos setores, Expansul e Jardim Nova Olinda, e uma de período integral, que é a EMEI Retiro do Bosque.




O prefeito Gustavo Mendanha destacou em sua fala que promover uma cidade inteligente tem sido uma das bandeiras de sua gestão, pontuando ainda que a Prefeitura tem investido em infraestrutura para promover a cultura digital. “Estamos preparando nossas crianças para o futuro, pois entendemos que ter uma cidade inteligente é termos cidadãos inteligentes. É importante ressaltar que, além das aulas de robótica, estamos também levando uma nova mentalidade para as escolas”, frisou.


Para o secretário de Educação, professor Divino Gustavo, o Projeto Robótica em Cena é uma proposta pedagógica conectada com a realidade, que servirá de meio para que os alunos desenvolvam competências e habilidades. Ele afirma ser um compromisso da gestão promover ações com vistas a melhorar a qualidade do aprendizado das crianças. “O projeto associa a tecnologia com a experiência de nossos professores em busca de um aprendizado cada dia mais significativo”, avaliou o secretário.

 




De acordo com o superintendente de Inovação e Tecnologias Educacionais da SME, professor Luciano Fernandes, o Projeto Robótica em Cena contará, nesta edição inaugural, com a participação das escolas Francisco Rafael Campos e Cidade Satélite São Luiz, estabelecidas nos respectivos setores Conjunto Planície e Cidade Satélite São Luiz. Conforme explica, o intercâmbio será importante nesta etapa do projeto para facilitar o desenvolvimento da proposta pedagógica, porque nessas duas unidades já estariam ocorrendo aulas de robótica, inclusive com destaque para a participação dos alunos em competições em nível estadual.

Estamos apresentando para o bimestre um projeto piloto envolvendo três escolas e duas parceiras, mas nossa expectativa é de estender para pelo menos 50% das unidades da rede no próximo ano na comemoração do centenário da cidade”, prometeu o superintendente.




Estudantes estão contentes em poder aprender sobre robótica. Uma das mais animadas com a notícia de que sua escola é uma das contempladas com a execução do projeto, era a aluna Eduarda Rodrigues Madureira, 11, estudante do 5º ano na EMEI Retiro do Bosque. Ela comentou durante a ação que as aulas de robótica, que já aconteceram na unidade educacional em anos anteriores são descontraídas, estimulam a criatividade, a articulação dos alunos no trabalho em equipe e a autonomia no que diz respeito aos compromissos com as disciplinas escolares. “É muito divertido e interessante montar e programar superando os desafios de cada situação”, resumiu a aluna.


Estiveram presentes no evento os secretários Avelino Marinho (Cultura), Vanilson Bueno (Ação Integrada) e Gerfeson Aragão (Esporte). O Poder Legislativo do Município foi representado pelo presidente da Comissão de Educação, o vereador Marcos Miranda (Republicanos) “A gestão está de parabéns em, nessa retomada das aulas presenciais, promover as aulas de robótica, pois a tecnologia faz e fará parte do futuro de nossas crianças”, comentou o parlamentar. A solenidade foi prestigiada também pelos parlamentares da cidade de Caldazinha, os vereadores Professor Marcelo Ferreira (PDT) e Lucas Alves (DEM).

 

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp