MENU

16/01/2024 às 19h45min - Atualizada em 17/01/2024 às 00h01min

Funai vai retomar regularização da TI Tekoha Guasu Guavira, no Paraná

Informação é do Ministério dos Povos Indígenas. Mais cedo, ministro Edson Fachin, do STF, suspendeu decisões judiciais que impediam retomada da demarcação.

Agencia Brasil - GERAL
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-01/funai-vai-retomar-regularizacao-da-ti-tekoha-guasu-guavira-no-parana




O Ministério dos Povos Indígenas informou nesta quarta-feira (16) que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) vai dar prosseguimento à regularização da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira, no Paraná.



Mais cedo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin suspendeu as decisões judiciais que impediam a retomada do processo de demarcação do território.



Notícias relacionadas:

De acordo com a pasta, o relatório que identificou e delimitou a terra indígena foi publicado pela Funai em 2018, mas foi anulado pelo próprio órgão em 2020, no governo anterior.



"Em 2023, a Funai reviu a decisão e retomou o processo de demarcação da TI. No entanto, o procedimento é objeto de duas ações judiciais que tramitam na Justiça Federal, no Tribunal Regional da Quarta Região (TRF-4). Com a decisão do ministro Fachin, a Funai poderá dar prosseguimento à regularização fundiária da TI", informou a pasta.



A decisão de Fachin foi tomada em meio ao aumento dos conflitos violentos na região. De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), na quarta-feira (10), indígenas da etnia Avá-Guarani foram alvo de tiros enquanto rezavam. O ataque deixou quatro feridos, que foram levados para um hospital de Toledo, no Paraná.



O território está localizado nos municípios paranaenses de Guaíra, Altônia e Terra Roxa, próximos à fronteira do Brasil com o Paraguai.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-01/funai-vai-retomar-regularizacao-da-ti-tekoha-guasu-guavira-no-parana
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp