Superação. Palavra que descreve bem o feito histórico conquistado pela equipe de basquete da Facisa na estreia da Supercopa Brasil, aberta nesta terça-feira (14), em Brusque-SC. A distância e o frio não intimidaram os paraibanos que bateram, na rodada de abertura, o time da casa.
Jogando a quase três mil quilômetros de distância da terra do Maior São João do Mundo, a equipe de Campina Grande entrou em quadra na partida que abriu, de forma oficial, a competição que reúne oito equipes de todas as regiões do país. Com uma temperatura de menos de dez graus na Cidade dos Tecidos, a vontade de vencer foi o que esquentou o confronto que foi pegado do começo ao fim.
O Brusque esteve liderando o placar apenas após a primeira cesta, já que logo depois Chandler empatou para a Facisa e daí por diante os catarinenses não tomaram mais a frente na disputa. Na maioria das vezes, inclusive, a vantagem variou entre três e sete pontos para os visitantes, o que no basquete pode mudar em questão de segundos, mas não mudou.
Diante de um número considerável de torcedores brusquenses, os paraibanos souberam lidar com a pressão adversária, principalmente, no último quarto do confronto. A vitória veio com a posse de bola nas mãos do ídolo Piru e com um placar de 66 a 61. Destaque para a experiência do ala Paulo Nery, que jogou os quarenta minutos de jogo, e a mão certeira do ala Chandler, cestinha da partida com 20 pontos.
A Facisa encara o Botafogo-RJ na próxima rodada às 18 horas desta quarta-feira (15). Os cariocas também estrearam com vitória, só que diante do Círculo Militar-PR, por 69 a 47. Já os paranaenses enfrentam o Brusque logo após, às 20 horas, fechando a segunda rodada do Grupo A na Arena Multiuso.