MENU

05/11/2021 às 14h59min - Atualizada em 07/11/2021 às 00h00min

Pane no Whatsapp? Aprenda a identificar o problema!

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Todos sabemos que o Whatsapp é uma ótima ferramenta, tanto para conversas descontraídas quanto para se manter atualizado na escola ou trabalho. No entanto, ocasionalmente, é comum que o aplicativo de mensagens não funcione — o que pode prejudicar bastante as nossas interações diárias.

 

Ainda que o problema dure pouco tempo no geral ou tenha solução, isso não deixa de ser um transtorno, certo? Afinal, em um contexto como o atual, boa parte da população tem o app como principal forma de se comunicar — já que mensagens de texto são mais práticas e podem ser abertas quando for mais conveniente. 

 

É por esse motivo, aliás, que os usuários costumam não saber o que fazer quando enfrentam uma pane no Whatsapp. Mas não se preocupe: se esse for o seu caso, no artigo a seguir, trouxemos algumas dicas de como identificar a causa da situação e resolver o problema!

5 passos para identificar uma pane no Whatsapp!

Verifique sua conexão

O primeiro passo é o mais claro: tenha certeza de que a pane não é causada por falta de conexão ou lentidão no acesso à internet.

 

Isso porque, muitas vezes, as redes móveis podem apresentar sinal fraco, prejudicando a estabilidade do aplicativo. Como consequência, o carregamento demora mais e o Whatsapp cancela o envio das mensagens (sobretudo áudios, imagens e vídeos) até que tudo esteja minimamente estável.

 

O bom é que o processo de conferência é bastante fácil: com tantos testes de velocidade de internet por aí, o internauta não precisará de muito para checar e eliminar essa possibilidade.

Atualize o aplicativo

Não é surpresa que, assim como outros aplicativos que usamos todos os dias,  o Whatsapp necessita de atualizações constantes. No entanto, com a necessidade de preservar a memória do dispositivo ou apenas desatenção, muitas vezes os usuários não fazem o upgrade com a devida frequência.

 

O resultado? Depois de várias atualizações perdidas, o app pode parar de funcionar corretamente. Aí acontece a maior parte dos problemas: travamentos recorrentes, fechamentos repentinos, entre outros.

 

A solução também é simples: vá até a App Store ou Play Store e atualize-o. Caso o problema não seja resolvido, pode ser que haja erros na instalação como um todo. Arquivos corrompidos ou incompatíveis prejudicam o funcionamento do app, causando o mesmo problema nas atualizações.

 

Para contornar esse cenário, desinstale o aplicativo (tenha certeza de que o backup está salvo no menu ‘Configurações’), limpe os resquícios no dispositivo (se precisar, faça download de um aplicativo de gerenciamento de memória) e, depois disso, procure instalar o Whatsapp normalmente do zero.

Reinicie o celular

Nenhum dos processos anteriores foram suficientes? Então o problema pode estar no desempenho do dispositivo, que anda afetando o funcionamento do Whatsapp.

 

Nessas horas, tente abrir suas conversas por meio da versão web, que pode ser acessada diretamente do seu navegador no PC. Se elas forem visíveis e as mensagens enviadas, o problema certamente está no seu celular.

 

Reinicie-o e tente novamente. Vale lembrar que muitas vezes o celular em si precisa de uma atualização de software para rodar aplicativos. Acesse as configurações para saber como o seu está nesse sentido.

Limpe os dados do Whatsapp

Mesmo após atualizações no app e dispositivo, é possível que o Whatsapp continue apresentando problemas e instabilidade. Uma razão para isso é a sobrecarga das informações em sua conta.

 

Sendo assim, acesse o menu de configurações, clique em “Conversas” e depois em “Histórico de Conversas”. Feito isso, basta selecionar “Limpar todas as conversas” e todo o histórico de chats salvo em sua memória será apagado. Isso libera espaço no celular e evita o travamento do app.

Confira se é somente com você

Apesar de frustrante, uma pane no Whatsapp nem sempre é um problema individual. Aliás, na maior parte das vezes, ela é resultado de algum erro nos servidores que hospedam as funções dele.

 

Logo, para saber se a questão é coletiva, vale procurar pelos canais oficiais de comunicação da empresa (como no Twitter) e grupos no Facebook. Caso você esteja com outras pessoas, ainda pode ser interessante pedir para que elas testem em seus celulares.

 

Lembrando que os veículos informativos também noticiam perdas de conexão generalizadas e explicam aos usuários qual foi o problema e quanto tempo terão de esperar pela solução.

 

Outra técnica para saber se um servidor está fora do ar somente para você ou para todos é o DownForEveryoneOrJustMe, site que monitora o status de qualquer link. Não consegue enviar mensagens? Acesse a página do Whatsapp para saber se está afetando todos.

Outras alternativas diante de pane no Whatsapp

 

Mesmo que o problema precise de um tempo até ser resolvido, saiba que existem alternativas que podem ajudar nestes momentos. 

 

Para conversas de trabalho, por exemplo, há espaços inclusive melhor pensados para isso, como os recursos do Google Workspace, Slack ou reuniões no Zoom. Os tradicionais e-mails demoram mais, mas garantem o repasse de todas as informações.

 

Quanto às conversas com amigos, você pode buscar alternativas como chats, mensagens privadas em redes sociais ou plataformas como o Discord, além de fóruns sob convite que podem ser criados para grupos com interesses em comum.

 

Mas, sem dúvidas, a alternativa mais próxima do Whatsapp é o Telegram. Outro aplicativo de mensagens de texto, áudio, imagem e vídeo, ele possui alguns recursos extra como mensagens secretas, nuvem de armazenamento pessoal, agendamento de envios, entre outros. 


Assim como o Whatsapp, o Telegram permite a criação de conversas em grupo e conta também com versão web. Vale a pena tê-lo instalado e se acostumar com as ferramentas em caso de pane!
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp