MENU

05/11/2021 às 14h57min - Atualizada em 08/11/2021 às 00h00min

Psicanálise: entenda o que faz um psicanalista

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Pode-se dizer que a cada dia que passa, as pessoas buscam entender mais elas mesmas, procurando a fonte e significado de seus sentimentos e emoções, e pensando exatamente nesses pontos, a psicanálise foi criada.

Entretanto, mesmo sendo uma ciência médica bem importante que já mudou a vida de milhares de pessoas, a psicanálise ainda é muito desconhecida na sociedade atual, e pensando nisso, decidimos vir falar um pouco mais sobre a mesma.

Aqui você irá aprender tudo sobre a psicanálise, conseguindo descobrir sobre do que ela se trata, para que serve, e até mesmo como os médicos e psicólogos costumam utilizar a mesma em seus escritórios.

O que é a psicanálise

Como citado anteriormente, a psicanálise é uma das áreas presentes dentro da psicoterapia, falando de forma mais ampla, é uma área presente da psicologia. Podemos citar que a mesma foi desenvolvida pelo médico Sigmund Freud por volta de 1882 e 1885.

De forma bem resumida, podemos dizer que a psicanálise tem como principal objetivo auxiliar as pessoas que desejam decifrar melhor suas emoções e sentimentos, podendo descobrir assim, a causa e origem dos mesmos.

Por conta disso, a psicanálise consegue auxiliar as pessoas na identificação de seus inconscientes, além da influência que os pensamentos e emoções acabam causando no seu dia a dia e ações.

Também podemos dizer que a psicanálise pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças seríssimas, como a depressão e a ansiedade, por conta de que a mesma consegue se aventurar na origem de muitos sentimentos.

Entretanto, a psicanálise não é utilizada somente com o intuito de auxiliar no tratamento destas doenças, tendo em mente que a mesma serve para qualquer pessoa que queira compreender um pouco mais sobre suas experiências pessoais, ou que queiram resolver problemas ou dificuldades em suas relações.

Algo bem interessante da psicanálise, é que a mesma também consegue analisar os sonhos e seus significados, algo que conseguimos encontrar também no Blog Apsique, formado por diversos psicanalistas que buscam identificar o significado de elementos presentes nos sonhos.

Para que serve

Agora que você já entendeu bem sobre o que se trata a psicanálise, você deve achar que já sabe exatamente para o que a mesma serve, certo? Entretanto, pode-se dizer que você está totalmente enganado, já que a psicanálise acaba se desenvolvendo muito além do que as informações do que citamos até agora.

Autoconhecimento

Como você já sabe, com a psicanálise conseguimos adquirir diversos conhecimentos do nosso inconsciente, algo que acaba nos ajudando a entender melhor os nossos sentimentos, emoções, conflitos internos, além das nossas ações provenientes destes fatores.

Por conta dessa característica, a psicanálise é muito utilizada por aquelas pessoas que tem como principal objetivo se autoconhecer, fazendo com que a mesma consiga entender e conhecer melhor suas emoções e sentimentos.

Tratamento de transtornos

Além disso, também podemos citar que a psicanálise também é muito utilizada por terapeutas, onde os mesmos, através de conversa com os pacientes, conseguem identificar os principais fatores que levam a essa pessoa a apresentar sintomas de alguns transtornos, como a depressão, ansiedade, entre outros.

Entretanto, da mesma forma que acontece com os psicólogos tradicionais, a psicanálise ajuda a identificar e auxiliar no tratamento destes transtornos, porém ainda deverá ser recomendado pelo seu médico que você utilize de medicamentos, juntamente com as consultas.

Tratamento de problemas que envolvem sentimentos

Além de tudo isso, também pode ser citado que a psicanálise consegue auxiliar e tratar outros problemas que envolvem os sentimentos, sendo alguns deles: mudanças de humor, problemas com autoestima, dificuldades sexuais, isolamento, infelicidade constante, comportamento autodestrutivo, e diversos outros problemas e sentimentos.

Como é feita a psicanálise

Do mesmo jeito que as consultas feitas com psicólogos, a psicanálise também é feita através de diversas sessões de terapia com um psicanalista, que podem ser feitas em um consultório ou clínica.

Estas consultas costumam demorar em média 45 minutos, onde a frequência e quantidade de sessões que você precisará realizar será definida totalmente pelo médico, levando em consideração o seu problema ou transtorno, e qual resultado você deseja atingir.

Como são feitas as sessões

Podemos citar que durante uma sessão de psicanálise, a pessoa deverá se sentar no sofá, onde o mesmo é chamado de divã. Após o mesmo, o indivíduo deverá começar a falar sobre os seus sentimentos, conflitos, confusões, entre diversos outros problemas que vierem a sua mente naquele momento.

É importante dizer que durante isso, o paciente não estará fazendo contato visual com o seu médico, sendo uma técnica e metodologia adotada para evitar com que o paciente sinta vergonha.

Enquanto o paciente estiver falando, o médico irá ouvir os seus problemas, e assim, procurar a origem dos mesmos, buscando ajudar o seu paciente a lidar com os mesmos da melhor maneira possível.

Com isso, podemos afirmar que você já sabe de tudo sobre psicanálise, tendo em mente para que ela serve, como funciona e em quais situações um psicanalista pode te ajudar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp