MENU

12/11/2021 às 15h55min - Atualizada em 13/11/2021 às 00h00min

Confira alimentos que podem ser consumidos por diabéticos

Leguminosas, frutas com casca, vegetais e alguns derivados do leite são exemplos

SALA DA NOTÍCIA Assessoria Dezoito
No dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, acontece a campanha de conscientização da doença que atinge 537 milhões de pessoas em todo mundo e pode chegar a 784 milhões até 2045, segundo dados da IDF (Federação Internacional de Diabetes).

A causa principal da doença é a produção insuficiente ou má absorção de insulina e o consumo de alguns alimentos pode potencializar a condição. Entretanto, segundo a nutricionista Fernanda Larralde, parceira da Bio Mundo, franquia de alimentos naturais e saudáveis, existem também alimentos que contribuem para o controle dos níveis de glicose no sangue, evitando que aconteçam alterações como a hiperglicemia, que é o excesso de açúcar, ou a hipoglicemia, que é a diminuição de açúcar no sangue.

“O ideal para quem tem diabetes é controlar a dieta, sempre apostando em manter o equilíbrio em nutrientes, carboidratos e proteínas, com o cuidado de realizar refeições com pequenas porções de alimentos a cada 3 horas”, comenta Fernanda. Por isso, pensando na data, a Bio Mundo, listou alguns alimentos que podem ser consumidos por diabéticos. Confira:

Leguminosas
Alimentos como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e soja contêm fibras e proteínas que favorecem a absorção mais lenta dos carboidratos, contribuindo para o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

Frutas com casca
Algumas frutas como maçã, pera, laranja, pêssego, damasco, tangerina, frutos vermelhos e banana verde podem ser consumidas em até 3 porções diárias, sendo importante consumir a fruta inteira, com casca e bagaço.

Leites e derivados
Leite e iogurtes desnatados, queijos brancos, como ricota, minas ou cottage, são ótimos por serem alimentos de baixo índice glicêmico, ajudando no controle dos níveis de glicose no sangue.

Vegetais frescos
Alguns exemplos são alface, brócolis, abobrinha, cogumelos, cebola, tomate, espinafre, couve-flor, pimentão, berinjela e cenoura, esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais fundamentais para o funcionamento do organismo, ajudando na produção de hormônios, como a insulina, controlando a diabetes.

Frutos secos
Nozes, castanha de caju, amêndoas, avelãs, amendoim, são alimentos ricos em fibras que ajudam no controle dos níveis de glicose no sangue.
 
Sobre a Bio Mundo
Fundada em 2015, na cidade de Brasília, a Bio Mundo nasceu para proporcionar a melhor experiência de compra para quem busca uma alimentação balanceada. Em sua variada gama de produtos as lojas oferecem itens sem glúten, sem lactose, diet, light, integrais, orgânicos, iogurtes, sucos, alimentos congelados e refrigerados e suplementos esportivos. Além da venda a granel de grãos, sementes, farinhas, frutas desidratadas, oleaginosas, chás e temperos. A Bio Mundo também conta com uma linha exclusiva de encapsulados naturais, produtos desenvolvidos com criterioso padrão de qualidade, atendendo a diversos tipos e necessidades dos clientes, como repor nutrientes, manutenção e preservação da saúde.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp