MENU

11/11/2021 às 14h38min - Atualizada em 16/11/2021 às 00h00min

Mitos e Verdades sobre o Câncer de Próstata

Urologista elucida informações para redução de riscos e detecção precoce da doença

SALA DA NOTÍCIA Fernanda Martinelli
Quando o assunto é câncer, muito se houve falar sobre prevenção. O que fazer ou o que evitar para que o câncer não apareça? O Urologista do Grupo São Cristóvão Saúde, Dr. Milton Filho, esclarece sobre os mitos que envolvem o Câncer de Próstata, além de informações fundamentais para a redução de riscos e detecção precoce da doença. 

De acordo com o especialista, o primeiro conceito que deve ser deixado de lado é o falar sobre prevenção. Para o Câncer de Próstata, não existe nenhuma ação, nenhum medicamento ou nenhum alimento específico que possa, de fato, prevenir a doença. "Existem alguns fatores de risco, como idade e histórico familiar. O que devemos fazer é tentar detectar, de maneira precoce, o câncer em sua fase inicial e isso só é possível através de exames de rotina", esclarece Dr. Milton. 

Para que o Câncer de Próstata seja rastreado e tratado antes de possíveis complicações, é muito importante a realização do PSA. Indicado a partir dos 45 anos, trata-se de um simples exame de sangue, no qual é possível detectar a grande maioria dos cânceres de próstata, uma vez que quantifica a dosagem do antígeno prostático específico. "Outros exames também podem ser realizados, como o ultrassom de próstata ou até mesmo o toque retal, procedimento rápido, indolor e sem riscos à saúde. Porém, o exame primário deve ser o PSA, sendo os demais feitos posteriormente, se necessário. Por isso, é importante que os homens percam o medo de consultar o urologista", diz Dr. Milton. 

O mês de novembro também é conhecido, mundialmente, como "Novembro Azul", que elucida a luta pelo combate ao Câncer de Próstata. A campanha do Grupo São Cristóvão Saúde, #OCÂNCERNÃOESPERA, permanece também em novembro como conscientização do câncer. Durante todo o mês, o São Cristóvão Saúde realiza ações simbolizando o combate ao câncer de próstata, como: arco de bexigas azuis no Centro Ambulatorial Américo Ventura I (CAAV I), camiseta "#OCÂNCERNÃOESPERA" aos colaboradores da linha de frente, distribuição de folder sobre Câncer de Mama e Câncer de Próstata, distribuição de caneta alusiva ao assunto para pacientes em atendimento pelo Urologista e informações sobre o câncer de próstata nas redes sociais do Grupo. 

A mudança de hábitos ajuda a manter uma vida mais saudável. Em complemento, a realização dos exames preventivos para detecção do câncer de próstata também garante uma vida sexual mais plena e segura. 
Cuide-se, quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maior é a chance de cura! 
Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde 

Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde é constituído pelas seguintes Unidades de Negócio: Hospital e Maternidade Geral, Plano de Saúde, oito Unidades Ambulatoriais, Filantropia, Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) e Hotel Recanto São Cristóvão, localizado em Campos do Jordão. Referência em saúde, na Zona Leste de São Paulo, a Instituição completou 109 anos em dezembro de 2020. Através da gestão administrativa dirigida pelo CEO/Presidente, Engº Valdir Pereira Ventura, tem sido promovida uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investido em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o Hospital e a Maternidade aumentaram a capacidade de internação passando de 171 para 275 leitos, além das oito Unidades dos Centros Ambulatoriais, Centro Laboratorial Américo Ventura (CLAV) e do Centro de Atenção Integral à Saúde que realizam diariamente milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 160 mil vidas do Plano de Saúde. 

O atual Presidente/ CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura, é também o Vice-Presidente da ACSP - Associação Comercial de São Paulo e o 1º Diretor Financeiro da FEHOSP- Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp