MENU

16/11/2021 às 15h04min - Atualizada em 16/11/2021 às 15h04min

“Iris foi a grande escola que os goianos e o Brasil reconhecem”, diz Caiado durante missa de sétimo dia em memória do ex-governador, na Catedral Metropolitana

Celebração reúne familiares e amigos do ex-prefeito de Goiânia. “Iris foi preenchido pela esperança e pelo desejo de realização”, diz arcebispo metropolitano, Dom Washington Cruz. “Ele vai continuar no cabo das enxadas de cada mutirão”, afirma filha, Ana Paula Rezende Machado Craveiro. “Um líder que nunca fugiu do povo”, pontua governador



O governador Ronaldo Caiado participou, nesta segunda-feira (15/11), da missa de sétimo dia em memória do ex-governador e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado, na Catedral Metropolitana da capital. “Ele foi a grande escola que os goianos e o Brasil reconhecem”, afirmou, durante coletiva de imprensa. “Continuaremos com a boa lembrança de um homem que promoveu o bem-estar das pessoas. Foi um líder que nunca fugiu do povo”, destacou. A celebração, presidida pelo arcebispo Dom Washington Cruz, reuniu familiares e amigos do emedebista.

Desde que o ex-prefeito de Goiânia sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), no último mês de agosto, o governador esteve por diversas vezes no hospital, em Goiânia e em São Paulo. Diariamente, acompanhava a família de Iris Rezende e o estado de saúde do companheiro de vida pública. “A falta dele é significativa e imensurável”, declarou Caiado.
 

 



O governador disse, também, que nutria a esperança de que Iris Rezende se recuperaria a tempo de participar do mutirão em sua homenagem, organizado pelo Governo de Goiás, nos dias 20 e 21 de novembro, na Praça da Feira do Setor Morada do Sol, Região Noroeste de Goiânia. “Os goianos e o Brasil reconhecem o que ele representou para a política da transparência, do respeito aos poderes constituídos, ao cidadão e ao dinheiro público”, destacou Caiado.

O legado do ex-governador e ex-prefeito de Goiânia foi lembrado pelo arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz, durante a homilia da missa. “Iris foi preenchido pela esperança e pelo desejo de realização”, disse.

“Foram 87 anos vividos intensamente, com muito trabalho e profundo amor pelo Brasil”, disse Dom Washington. “É o filho desta pátria que não fugiu à luta. Por isso, o nome dele se escreve para sempre na história. Ele traduz a força identitária que assinala e torna conhecido o povo goiano”, destacou.



Cabo da enxada

No final da missa, emocionada e ao lado da mãe, Dona Iris, a filha do ex-prefeito de Goiânia, Ana Paula Rezende Machado Craveiro, subiu ao altar e fez uma homenagem ao pai. “Ele vai continuar no cabo das enxadas de cada mutirão”, ressaltou. Lembrou a trajetória do pai, agradeceu ao carinho das pessoas e disse que foi um “homem nutrido pela fé”. Também afirmou que Iris “lutou pela vida com a mesma coragem com que lutou pela democracia”.

O amigo, ex-secretário e companheiro de partido de Iris Rezende, Paulo Ortegal, também rendeu homenagens. Em entrevista, ele disse que a morte do emedebista deixa uma lacuna na política goiana.



Iris Rezende

Iris Rezende nasceu em Cristianópolis (GO), em 1933. Na década de 1940 mudou-se com a família para Goiânia. Formou-se em Direito e ingressou na política nos anos 1950. Ao longo de mais de seis décadas dedicado à vida pública, ocupou cargos de vereador, deputado estadual, prefeito, senador e governador. Também foi ministro da Agricultura no governo de José Sarney e da Justiça durante o de Fernando Henrique Cardoso.

Estiveram presentes também na celebração a ex-deputada federal e ex-senador, Iris Araújo; os filhos Cristiano Rezende e Adriana Rezende; o deputado federal Delegado Waldir; o presidente regional do MDB, Daniel Vilela; a advogada Anna Vitória Caiado, o vereador Anselmo Pereira, entre outras lideranças.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp