MENU

21/12/2021 às 12h57min - Atualizada em 27/12/2021 às 00h01min

Especialista do HCSG explica como ter uma ceia de natal saudável

Na hora da confraternização substituições inteligentes feitas com moderação e diversidade ajudam a manter a forma

SALA DA NOTÍCIA Aryane Pereira Costa

Com as festas de final de ano chegando muitas pessoas ficam se perguntando qual a melhor maneira de continuar tendo uma alimentação balanceada diante de tanta variedade de pratos e guloseimas. É absolutamente possível substituir a maioria dos pratos já tão conhecidos e tradicionais por alternativas mais saudáveis, além disso, também podemos ajustar molhos, temperos e bebidas para que nosso corpo não se prejudique durante os jantares e confraternizações de final do ano. “Ter uma alimentação saudável não é sinônimo de privações, apenas podemos investir em escolhas e pratos mais benéficos para a saúde”, explica Paula Timossi, nutricionista do HCSG.

 

Segundo dados da SEEN (Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição), nessas poucas semanas de festividades, as pessoas podem ganhar entre 2 kg e 4 kg. Já um estudo feito pela Universidade de Birmingham em parceria com a Universidade de Loughborough, ambas no Reino Unido, indicou que prestar atenção a algumas dicas simples para não exagerar ao beber e comer pode evitar que as pessoas ganhem peso no fim do ano, mesmo frequentando dezenas de eventos com comida em abundância. Para te ajudar a fazer escolhas inteligentes na hora das confraternizações, a nutricionista separou algumas dicas:

 

Bebidas: Nas bebidas, o recado é sempre válido: evitar refrigerantes e alcoólicos, sucos integrais e naturais pode ser uma excelente opção. “A primeira dica é fazer substituições saudáveis como a troca das bebidas alcoólicas por sucos ricos em vitamina C e baixo valor calórico como limão, acerola, maracujá ou morango”, orienta.

 

Prato principal: Podemos substituir as carnes vermelhas por carnes brancas, magras e menos calóricas. O peru, frango e peixes também são boas alternativas. “Aves e carnes magras são opções saudáveis, dê preferência aos preparos assados, cozidos ou grelhados”, ensina.

 

Acompanhamentos e guarnições: Dentre os acompanhamentos do prato principal, o arroz branco pode ser substituído pelo arroz negro ou até por outros grãos, como lentilha. Caso não queira cortar a batata-palha, você pode fazer o preparo em casa, usando óleo de coco na fritura. “A farofa e a maionese também podem ser trocadas por pratos gostosos e nutritivos como tabule com trigo ou quinoa e salada com folhas e frutas picadas”, explica.

 

Sobremesas: Você pode mudar a rabanada frita por uma assada ou preparar uma salada com frutas típicas de uma ceia natalina, como cereja, pêssego, uva ou ameixa. Ricas em manganês, consumi-las como sobremesa vai ajudar na digestão dos outros alimentos. “Na hora dos doces, é sempre bom optar por frutas frescas evitando assim guloseimas elas contribuem com o mais alto valor calórico da ceia”, alerta.

 

“As oleaginosas como avelã, castanha do Pará, castanha de caju, entre outras também dão um toque especial às saladas, assim como saladas com salpicão e molhos de iogurte para incrementar” , finaliza a especialista.

 

Sobre o Hospital Casa de Saúde Guarujá: Instituição de saúde com foco na excelência do atendimento médico de qualidade, com moderna infraestrutura e tecnologia de ponta. É a primeira opção na região na área de pediatria infantil e oferece um novo conceito de prevenção à saúde dos moradores e turistas do Guarujá e arredores com o objetivo de se tornar referência na prestação de serviços de saúde na Baixada Santista.

 

Informações à imprensa | Image 360

 

Aryane Costa - Assessora de Comunicação

 

11 96634-9288

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp