MENU

21/12/2021 às 11h25min - Atualizada em 27/12/2021 às 00h01min

Carreta de saúde incentiva doação de sangue em São Paulo

Entre os dias 20 e 22 de dezembro, das 9h às 13h, paulistanos poderão participar de mutirão na zona sul da capital

SALA DA NOTÍCIA Janaina Bernardino
Hemocentro itinerante SAS Brasil - Drogaria Pacheco. Foto: Gabriel Nunes/SAS Brasil
 

A SAS Brasil, uma startup social e instituição de saúde do terceiro setor, e a Roche Brasil, em parceria com a Drogaria São Paulo, oferecem aos paulistanos uma carreta para doação de sangue, de 20 a 22 de dezembro, nas dependências da Torre Sigma, localizada na Marginal Pinheiros, na zona sul de São Paulo. As coletas acontecerão em parceria com a Fundação Pró-Sangue, do estado de São Paulo. Na iniciativa, além da doação, o público poderá realizar testes de glicemia e orientações para o autoexame das mamas que vêm sendo oferecidos desde a última segunda-feira, como forma de contribuir com a conscientização e prevenção do diabetes e do câncer de mama.

O Ministério da Saúde estima que 1,4% da população brasileira é doadora de sangue, mas a quantidade de coletas costuma diminuir nos finais de anos, devido às viagens de férias. A demanda, por outro lado, tende a crescer, gerada por acidentes, como os de trânsito, que infelizmente são comuns neste período. A pandemia também piorou o cenário da doação de sangue no país. Ainda segundo o Ministério da Saúde, ao longo de 2019, foram realizadas cerca de 3,2 milhões de coletas de sangue no país, enquanto no ano passado foram menos de 2,9 milhões, uma redução de quase 10%³. 

“A queda nas doações de sangue é um cenário preocupante que foi acentuado em meio à pandemia e clama por uma atuação proativa e solidária em prol da necessária reposição dos estoques dos hemocentros”, afirma Adriana Lima, Gerente Jurídica, de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Roche Farma. “Neste fim de ano, incentivamos os cidadãos a doar sangue, uma atitude simples que pode salvar vidas”, completa. Os interessados em participar da ação devem realizar o agendamento online. 

Seja um doador, seja um herói

Em 2021, a Pró-Sangue manifestou a necessidade urgente de doações de sangue, pois as coletas registraram forte queda. Houve períodos em que a instituição operava apenas com 22% da reserva necessária para dar atendimento a mais de 100 instituições de saúde da rede pública do estado de São Paulo. “Doar sangue é um ato simples e altruísta, e permite que você ajude a salvar alguém em seu momento de maior necessidade, a quem talvez nunca conheça”, enfatiza Gabriel Laurentis, gerente de produto da Roche Diagnóstica.

Para fortalecer a importância desse movimento, a Roche celebra os heróis doadores de sangue em todo o mundo e convida o público a compartilhar sua foto para mostrar seu apoio à necessidade de aumentar a doação de sangue. Por meio do “Donor hero”, a empresa convoca os “heróis anônimos” a demonstrar apoio à necessidade de aumento no fluxo das coletas.

A doação de sangue é necessária para auxiliar no tratamento e recuperação de quem se submete a grandes e complexos tratamentos  médicos, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. “Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas, e a diminuição na taxa de doadores pode prejudicar o atendimento nos hospitais, afetando a realização de cirurgias e outros procedimentos”, indica Adriana Lima. 

No ano em que completa 125 anos no mundo - e 90 no Brasil - a Roche se orgulha de promover uma iniciativa que oferece serviços de suas três divisões - Diabetes Care, Diagnóstica e Farmacêutica. O mutirão amplia a parceria com a SAS Brasil, que tem promovido, desde 2013, ações que levam saúde, sustentabilidade e entretenimento, impactando mais de 55 mil pessoas em regiões com baixo IDH em todo o território brasileiro.

A carreta faz parte das ações de aniversário da companhia e celebra a chegada da Roche na Torre Sigma, um prédio tecnológico com selo de construção sustentável que reforça o compromisso da empresa com o meio ambiente. O endereço passa a ser a nova sede da companhia e onde as três divisões trabalharão de forma conjunta e colaborativa. As ações marcam o retorno gradual dos colaboradores aos escritórios, planejado para o início de 2022 e, como forma de homenagem, contará com histórias reais de alguns funcionários e uma linha do tempo com os principais marcos da história da Roche no Brasil e no mundo. O cidadão que deseja participar da iniciativa deve consultar  o portal da Pró-Sangue para verificar os requisitos de saúde. 

Serviço
Local: Torre Sigma - Av. Nações Unidas, nº 17007 - Várzea de Baixo. O prédio está localizado ao lado da estação João Dias, da Linha 9-Esmeralda da CPTM
Como chegar: A carreta estará estacionada na área de shuttle, atrás da entrada principal da Torre Sigma, no circuito que leva ao estacionamento subsolo do prédio. O local é paralelo à rua Acari
Dias: 20 a 22 de dezembro
Horário: Das 9h às 13h

Sobre a Roche
A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos, diabetes e de diagnóstico, dedicada a desenvolver avanços na ciência para melhorar a vida das pessoas. Aliando a capacidade e o conhecimento na ciência baseada em evidências, das divisões Farmacêutica e Diagnóstica, atua oferecendo medicina personalizada. No Brasil cocriamos soluções com todo ecossistema de saúde.

Fundada em 1896, a Roche busca constantemente meios mais eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, contribuindo de modo sustentável para a sociedade. A empresa também visa melhorar o acesso de pacientes às inovações médicas, trabalhando em parceria com todos os públicos envolvidos. Mais de 30 medicamentos desenvolvidos pela Roche estão incluídos na Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde, entre eles, antibióticos, antimaláricos e medicamentos contra o câncer que salvam vidas. Além disso, pelo 12º ano consecutivo, a Roche foi reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis na Indústria Farmacêutica pelo Índice de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI).

Com sede na Basileia, Suíça, o Grupo Roche atua em mais de 100 países e, em 2020, empregou mais de 100.000 pessoas em todo o mundo. No mesmo ano, a Roche investiu 12,2 bilhões de francos suíços em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e suas vendas alcançaram 58,3 bilhões de francos suíços. Para saber mais, clique aqui.

Contatos para a imprensa

In Press Porter Novelli
Jéssie Costa
jessie.costa@inpresspni.com.br
ativacao.saude@inpresspni.com.br
Telefone: + 55 11 4871-1456

Sobre a SAS Brasil
Mais que uma instituição de saúde do terceiro setor, a SAS Brasil é uma startup social que tem como missão conectar pessoas, inovação e propósito para promover soluções de acesso à saúde especializada no Brasil. Desde 2013, atua de forma itinerante em cidades carentes de acesso a médicos especialistas, resolvendo os problemas de saúde de ponta a ponta, da prevenção ao diagnóstico e tratamento. A partir de 2020, a SAS Brasil passou a atuar nos formatos presencial e remoto (com a liberação da telessaúde). Com isso, já são mais de 130 mil pessoas beneficiadas em mais de 300 cidades de 21 estados brasileiros. Para mais informações, acesse o site da SAS Brasil.

Informações adicionais: visite o site ou procure por @sasbrasil4x4 nas redes sociais

 



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp