MENU

17/01/2022 às 17h28min - Atualizada em 18/01/2022 às 00h00min

Porque é importante ter saúde física e mental como meta para esse ano

(*) Por Isabelle Araujo, diretora de Operações da TotalPass, empresa de benefício corporativo que visa qualidade de vida

SALA DA NOTÍCIA Carolina Amaral
Em toda virada de ano é comum as pessoas criarem listas com metas para o ano seguinte. Elas podem ser voltadas para área profissional, de relacionamento ou até mesmo financeira. Para aqueles que são habituados a se comprometerem com metas, há dois pontos que não podem ser deixados de fora da lista: a saúde física e mental.
Quando ambas estão em equilíbrio, consequentemente a qualidade de vida melhora. E não só isso: para conseguir realizar as outras metas do ano, é preciso que essas duas estejam em dia. Aqui estão 10 motivos para você incluir na sua listinha tanto a prática de exercício, quanto a busca por um acompanhamento terapêutico.
1 – Exercitar-se aumenta a disposição
Por trabalhar a musculatura e liberar uma série de hormônios durante a prática, o exercício físico faz com que o nível de energia no corpo aumente, melhorando a disposição e a sensação de bem-estar.
2 - Ter uma rotina de exercício auxilia a trabalhar o comprometimento
Para se exercitar com frequência, mantendo o ritmo proposto a si mesmo, é preciso ter comprometimento e disciplina. Essa força de vontade aplicada para realização da atividade física, pode ser inspiradora e usada em outras áreas da vida que também requerem comprometimento.
3 – A atividade física ajuda a fortalecer o sistema imunológico


Praticada com regularidade, a atividade física ajuda a aumentar o número de linfócitos no organismo, células responsáveis pela defesa do corpo, e que tem como função destruir vírus e bactérias. Ou seja, além de fazer bem para o físico, ainda ajuda o sistema imunológico.
4 – Exercitar-se auxilia no equilíbrio do corpo e mente
Vários estudos científicos comprovam a eficácia da atividade física na prevenção da depressão, ansiedade e estresse. Além disso, ela ajuda a fortalecer a musculatura e prevenir uma série de doenças. Sendo assim, a prática regular é capaz de auxiliar a alcançar o equilíbrio de ambos.
5 - É um momento para cuidar de si
A rotina de exercícios permite que você tenha um tempo só para você, de autocuidado. É um momento para se desconectar e focar em si. Numa rotina diária em que você se doa para uma série de pessoas, seja na área profissional ou pessoal, faz bem ter um momento só para você.
6 – Ajuda na ressocialização
Seguindo os cuidados necessários e respeitando as normas de distanciamento, ir à academia e se exercitar com frequência é uma oportunidade para conviver com outras pessoas e trabalhar a ressocialização. Após longos períodos de isolamento, voltar para a vida social pode ser um desafio, e, ao manter essa rotina de ida à academia, a ideia de partilhar um ambiente com mais pessoas, de forma cuidadosa, pode ir se tornando mais natural.
7 – Ter um acompanhamento terapêutico ajuda a ver as coisas com mais clareza e por outra perspectiva
Quando guardamos nossas ideias e pensamentos só para nós, vemos as coisas unicamente por um ponto de vista. Ao buscar ajuda profissional de um terapeuta ou psicólogo, ele irá auxiliar a enxergar as situações por outros ângulos e dar um direcionamento para que você possa lidar de uma forma melhor com as questões e desafios que está vivenciando, trazendo, assim, mais tranquilidade e clareza para sua vida.

8 – Com as ideias e sentimentos mais claros, é possível tomar melhores decisões
Ao perceber as diversas possibilidades e melhores maneiras de lidar com os desafios, a mente fica mais tranquila, auxiliando na tomada de decisão, seja em relação à própria situação ou a qualquer outra questão que demande escolhas.
9 – Ter um acompanhamento físico e mental ajuda a alcançar uma melhora na saúde como um todo
Quando corpo e mente estão fortalecidos e alinhados, a saúde melhora. E com ela estando em dia, é possível ter força e energia para aplicar a todas as outras áreas da vida e ter sucesso no cumprimento das outras metas.
10 – Aumenta a autoestima e a segurança
O acompanhamento terapêutico trabalhará questões pessoais em você e fará com que tenha mais convicção de quem é e do que é capaz, aumentando, assim, sua confiança. Unido à prática de atividade física, que irá te mostrar tudo que seu corpo é capaz de fazer e a se superar, será possível notar também um aumento na autoestima e segurança.
Os benefícios de exercitar corpo e mente são inúmeros. Por isso, se ainda não colocou essas metas na sua listinha, esse é o momento de incluir. Lembrando que, ao definir uma meta, é importante que ela não se torne um fardo, mas sim um incentivo para adotar bons hábitos. Por isso, não se cobre tanto e respeite os seus limites.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp