MENU

20/01/2022 às 17h46min - Atualizada em 21/01/2022 às 00h00min

A TI nossa de cada dia não para nunca!

O mercado brasileiro de TI corporativa deve se manter em crescimento ascendente

SALA DA NOTÍCIA Vera Lucia Aranha de Medeiros
Divulgação
Fabio Iamada*

            Um novo ano começou, mas o desafio para encontrar profissionais qualificados no semento de tecnologia permanece o mesmo. E ganha novos contornos diariamente, sendo um segmento de trabalho superaquecido.

O mercado brasileiro de TI corporativa, pelos apontamentos da IDC, deve se manter em crescimento ascendente. E um dos motivos é a continuidade da necessidade das empresas em fornecer infraestrutura para os funcionários trabalharem no modelo de trabalho híbrido. Ou seja, a TI exercerá um papel essencial para o funcionamento a plenos pulmões de todas as corporações.

No entanto, eu coloco aqui um questionamento: o profissional de alta performance sabe como se diferenciar para conquistar as melhores vagas? Minha experiência em ‘navegar’ nessas águas nem tão calmas, onde cada remada é milimetricamente disputada, destaco aqui as cinco principais características que fazem toda a diferença para um profissional de TI de sucesso.

            Não pare no tempo. É fundamental um aprimoramento constante do conhecimento. As tecnologias evoluem diariamente. Portanto, manter o currículo ‘vivo’, com participações efetivas em workshops, cursos e tudo que venha complementar sua sanha por aprendizagem só acrescentam ao perfil deste colaborador.

            Compartilhe o conhecimento. Não retenha a informação. A troca de conhecimento auxilia no desenvolvimento de todos de sua equipe e, consequentemente, no seu reconhecimento pela empresa.

            Crie raízes. Há um processo de médio prazo para absorver todos os conceitos, as estratégias, a jornada daquele cliente ou daquela organização. Criar raízes demonstra comprometimento e capacidade de entrega.

            Não espere acontecer. Se jogue e tome a iniciativa de buscar as melhores soluções. Às vezes, não temos todas as respostas. E a proatividade, certamente, será um diferencial para uma promoção.

            Aprenda um idioma. Ou mais! Falar um segundo ou até um terceiro idioma coloca o profissional na dianteira de quaisquer vagas, seja no Brasil ou fora do País.

            Enfim, as dicas acima são só uma ponta do iceberg gigante que é a tão propagada e fundamental área de Tecnologia. As lideranças de RH têm um desafio e tanto pela frente para avançar também no projeto de desenvolvimento de habilidades e competências críticas. Há um espaço imenso a ser explorado. Espero poder ajudar na construção de uma carreira em um segmento que esbarra na escassez de talentos e que são disputadíssimos no atual cenário de transformação digital.

* Fabio Iamada, vice-presidente Financeiro e de Marketing da Orys, consultoria especializada em inteligência de dados







 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp