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20/01/2022 às 14h25min - Atualizada em 24/01/2022 às 00h00min

3 protocolos de jejum intermitente para emagrecer confirmados pela ciência

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Como virou uma dieta da moda, há algum tempo, você provavelmente já ouviu falar do jejum intermitente.. Se você está tentando emagrecer, esses 3 protocolos foram comprovados por estudos e especialistas que realmente funcionam para perder peso . 

 

Sempre que houver déficit calórico, haverá perda de peso

Existem várias formas diferentes de jejum intermitente, algumas das quais podem ser  mais práticas para perda de peso do que outras. 

 

Um estudo  publicado recentemente na JAMA Network destacou três métodos considerados melhores e mais eficazes.

 

"Este estudo é uma revisão de artigos e estudos anteriores. Ele demonstra que as diferentes formas de jejum intermitente (ou seja, jejum em dias alternados, dieta 5:2 e alimentação com restrição de tempo) são protocolos eficazes para emagrecer pessoas com obesidade . Disse " Krista Varady, PhD, coautora do estudo e professora de nutrição da Universidade de Illinois, Chicago,ao Medical News Today 

 

Além da perda de peso, o jejum intermitente também oferece uma grande variedade de benefícios para a saúde, todos confirmados pela ciência. 

 

Jejum em dias alternados

 

Os seguidores do jejum em dias alternados praticam um cronograma que alterna entre comer e jejuar. Aqueles que seguem essa dieta alternam entre um dia de alimentação normal e um dia de jejum, que normalmente inclui uma refeição de 500 calorias.

 

"O truque é garantir que você coma de forma saudável nos dias em que não está em jejum", disse Heather Hanks, MS CAM, nutricionista e consultora médica da Medical Solutions BCN. “Se você exagerar nas calorias dos doces e carboidratos, seus níveis altos de insulina e hormônio da fome irão armazenar mais glicogênio do que está queimando em forma de gordura”.

 

Dieta 5:2

 

Os seguidores da dieta 5:2 fazem uma alimentação irrestrita durante cinco dias da semana e jejuam nos dois restantes.

 

Quando se trata de resultados a longo prazo, comparado com as duas outras dietas desta lista, Shadi Vahdat, diretor médico da LiveWell Integrative Medicine, fala em ter cautela nesse protocolo..

 

"Embora o jejum de dias alternados, a dieta 5:2 e a alimentação com restrição de tempo possam ser eficazes para emagrecer, reduzir a gordura corporal e acelerar o metabolismo, a longo prazo o jejum de dias alternados ou a dieta 5 :2 pode se tornar muito difícil de se manter", disse Shadi Vahdat.

 

Alimentação com restrição de tempo

 

Não há restrições de calorias na dieta com restrição de tempo, mas os seguidores desse método comem apenas durante o período diário de quatro a 10 horas. O jejum acontece fora desse período.

 

“A opção mais prática e viável para muitas pessoas acaba sendo a alimentação com restrição de tempo”, diz Shadi Vahdat . “Se feito corretamente com jejum noturno diário de 12 a 14 horas, os benefícios podem ser obtidos a longo prazo, sem efeitos colaterais mínimos”.




 
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