A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai iniciar uma grande reforma na Maternidade Municipal Aristina Cândida. A unidade vai passar por diversas adequações e reparos. Engenheiros realizaram uma vistoria no local e, segundo o laudo técnico preliminar, foi constatado inúmeras falhas estruturais na unidade, sendo necessário reparos urgentes.
A maternidade, localizada no Jardim de Todos os Santos, na Região Central, foi inaugurada em 2010. Há pelo menos quatro anos a unidade não passava por manutenções preventivas, provocando problemas nas estruturas. As falhas constatadas no laudo técnico podem colocar em risco a segurança de pacientes e funcionários se medidas preventivas não forem tomadas. Por esse motivo, a gestão atual decidiu iniciar o quanto antes a reforma da Unidade.
Por mês, em média, são realizados 150 partos e 2 mil atendimentos eletivos e de urgência. Segundo o diretor clínico da Secretaria de Saúde, o médico Elter Borges, nenhum atendimento ficará prejudicado durante a reforma da maternidade. “Vamos garantir, durante a reforma, o atendimento integral de todos procedimentos ofertados na maternidade”, frisou.
O diretor explica que as equipes da SMS já realizaram o planejamento para redirecionar o atendimento para outras unidades. “A população pode ficar tranquila, as gestantes e as pacientes que procuram a maternidade para receber o serviço eletivo serão atendidas em unidades de referência até a finalização das obras. Ninguém vai ficar sem atendimento”, disse.
Elter Borges ressalta que para garantir a segurança de todos, a melhor opção é iniciar a reforma o quanto antes. Ele conta que seria imprudente da parte da prefeitura manter o atendimento no local com a estrutura física do prédio no estado em que está. “Ficou nítido com o laudo da equipe de engenharia que a unidade não passa por uma ampla reforma há anos e que o serviço de manutenção preventiva também não foi realizado, por isso vamos intervir o quanto antes, prevenindo possíveis tragédias. Esse é um trabalho de respeito e cuidado para com a população de Senador Canedo”, ressaltou.
Elter conta que foi identificado problemas de infiltração no telhado, rachaduras nas paredes, fiação elétrica comprometida e móveis danificados. “Para se ter uma ideia, tivemos que interromper uma cirurgia, pois, durante um dia chuvoso, a água descia pela luminária do teto do centro cirúrgico. Tivemos que transferir a gestante para outra sala de parto, minutos antes de iniciar o procedimento”, salienta o diretor.
O diretor ressalta que a Prefeitura está agindo para evitar uma tragédia, e que esse serviço já deveria ter sido realizado em gestões anteriores. “Como não fizeram em outras gestões e deixaram a situação chegar nesse patamar, nós vamos tomar as medidas necessárias. Não vamos fugir da responsabilidade. A população de Senador Canedo vai ganhar uma maternidade novinha, toda reformada e com móveis novos”, explica.