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16/07/2021 às 15h20min - Atualizada em 16/07/2021 às 15h20min

Prefeitura promove audiências públicas sobre nova iluminação na Capital

Aspectos técnicos, econômicos e sociais de novas lâmpadas de LED em toda a cidade serão apresentados em quatro encontros em diferentes regiões de Goiânia

Editoria de Relações Institucionais - Prefeitura de Goiânia



Os detalhes técnicos e os impactos sociais e econômicos de nova estrutura da iluminação pública em Goiânia serão temas de debate da 1° audiência pública promovida pela Prefeitura de Goiânia, na segunda-feira (19/7), às 19 horas.

A reunião, que terá formato híbrido em respeito aos protocolos de prevenção ao contágio à Covid-19, será realizada presencialmente na Igreja Cristã da Restauração (Av. Paulo Alves da Costa, s/n°, Parque das Amendoeiras) e será transmitida pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube. Será a primeira de quatro reuniões que serão promovidas pelo Conselho Gestor da Iluminação Pública da Prefeitura de Goiânia.

 

 

O objetivo do município, com a modernização do sistema de luminosidade nos bairros da capital, é proporcionar economia financeira nos gastos mensais com a iluminação pública, reduzir gastos com manutenção dos pontos de luz, aumentar a amplitude da claridade e colaborar com os sistemas de vídeo monitoramentos públicos e privados que fazem a segurança das vias, utilizar lâmpadas com melhor eficiência energética, maior durabilidade e com menor impacto ambiental.

O projeto de nova estrutura de iluminação foi proposto a partir de estudos técnicos e de uma visita recente de uma comitiva do poder público municipal à cidade de Salvador, na Bahia. A capital baiana  vem trocando gradativamente as lâmpadas de sódio por LED desde 2019 e alcançando ótimos resultados e satisfação da população. A economia para os cofres públicos com a modernização das luminárias, em Salvador, chega a quase 50% na utilização da energia elétrica, com baixos custos de manutenção, além da melhora nas condições de segurança das pessoas e na visibilidade noturna.

 

 

O Conselho Gestor da Iluminação Pública da Prefeitura de Goiânia tem como membros um representante de cada um dos órgãos da administração e entidades civis públicas como as secretarias de Finanças, Infraestrutura e Serviços Públicos, Administração, Planejamento Urbano e Habitação, Procuradoria Geral do Município, Legislativo Municipal, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Consultivo das Associações de Bairro, ACIEG, SECOVI, CREA/GO e do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica de Goiás (Conseg).

As próximas três audiências públicas serão realizadas no salão comunitário da Paróquia Cristo Redentor (Rua R-7, n° 154, Vila Redenção); Paróquia Nossa Senhora da Terra (Avenida do Povo, n° 2, Jardim Curitiba); e no Colégio Integrado (Rua J-47, n° 120, Setor Jaó), respectivamente nas datas: 22, 27 e 29 de julho de 2021.

 

 


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