MENU

18/07/2021 às 23h29min - Atualizada em 19/07/2021 às 00h01min

Pela primeira vez na história, uma atleta transgênero vai participar das Olimpíadas

Laurel Hubbard, do levantamento de peso da Nova Zelândia, tem 43 anos. 'Laurel pode abrir portas para que transgêneros possam sonhar entrar para o esporte', diz Fumino Sugiyama, ativista e 1º transgênero a assumir um cargo no Comitê Olímpico do Japão.

G1 - Notícias
https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2021/07/18/pela-primeira-vez-na-historia-uma-atleta-transgenero-vai-participar-das-olimpiadas.ghtml


Laurel Hubbard, do levantamento de peso da Nova Zelândia, tem 43 anos. 'Laurel pode abrir portas para que transgêneros possam sonhar entrar para o esporte', diz Fumino Sugiyama, ativista e 1º transgênero a assumir um cargo no Comitê Olímpico do Japão. Pela primeira vez na história, uma atleta transgênero vai participar das Olimpíadas
Hoje, Fumino Sugiyama vive feliz e fala sobre a sua ex-profissão com tranquilidade. Ele foi atleta da seleção japonesa feminina de esgrima. Fumino fez a transição de gênero quando tinha 27 anos, depois que se aposentou do esporte. Agora é pai de dois filhos, ativista e primeiro transgênero a assumir um cargo no Comitê Olímpico do Japão.
“Nunca me senti bem no esporte, me sentia mal vestindo uniformes femininos. Agora, vou trabalhar para que tenhamos mais diversidade”, conta Fumino.
E esse é um dos principais temas dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Pela primeira vez na história, uma atleta transgênero vai participar das Olimpíadas: Laurel Hubbard, do levantamento de peso da Nova Zelândia.
“A Laurel pode abrir portas no esporte e no Japão, para que mais atletas se assumam e para que transgêneros possam sonhar entrar para o esporte”, diz Fumino.
Mas, ao lado dessa mensagem de inclusão e respeito, existe um debate importante sobre justiça em competições esportivas. Laurel Hubbard competiu como homem até os 30 anos e, em 2013 fez a transição de gênero. Hoje, ela tem 43.
Para conseguir se classificar para as Olimpíadas, ela teve que manter, por 12 meses, o nível de testosterona do corpo abaixo de um número determinado pela Federação Internacional de Levantamento de Peso. Saiba mais na reportagem acima.
Ouça ao podcast do Fantástico:


Fonte: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2021/07/18/pela-primeira-vez-na-historia-uma-atleta-transgenero-vai-participar-das-olimpiadas.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp