MENU

19/07/2021 às 23h21min - Atualizada em 20/07/2021 às 00h01min

Economia brasileira volta a criar oportunidades de estágio

Dados do CIEE mostram que no primeiro semestre deste ano as vagas de estágio cresceram 26% no país na comparação com o segundo semestre de 2020. Foram criadas 22.822 vagas.

G1 - Notícias
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/07/19/economia-brasileira-volta-a-criar-oportunidades-de-estagio.ghtml


Dados do CIEE mostram que no primeiro semestre deste ano as vagas de estágio cresceram 26% no país na comparação com o segundo semestre de 2020. Foram criadas 22.822 vagas. Oportunidades de estágio geradas pela economia aumentam
A economia brasileira voltou a criar oportunidades de estágio.
Na pandemia, a escola precisou de reforço: turma dividida dá o dobro de trabalho, e as aulas online trouxeram tarefas novas. Foi assim que Patrícia entrou para o time de funcionários de um colégio de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul. Ela é estagiária de pedagogia.
“A gente organiza atividades, faz a organização de quase tudo: prepara as atividades para as crianças, a gente recebe os pais que vão buscar as atividades e entregar, tirar dúvida quando um pai ou uma mãe não consegue ajudar numa tarefa”, diz Patrícia Honório Medeiros, estudante de Pedagogia,
A pandemia chegou fechando tudo, inclusive vagas de estágio. Mas também criou demandas que, agora, impulsionam a retomada.
“Durante um ano, eu insisti para conseguir o estágio. Aí foi quando eu consegui, agora, no comecinho do ano”, conta Patrícia.
Dados do CIEE, Centro de Integração Empresa-Escola, mostram que, no primeiro semestre deste ano, as vagas de estágio cresceram 26% no país todo, na comparação com o segundo semestre do ano passado. Foram criadas mais 22.822 vagas. Entre as áreas em alta, estão algumas que não costumavam aparecer tanto antes da crise sanitária, como Pedagogia e Comunicação Social. Tecnologia da Informação também ganhou mais destaque.
“Desde a pequena até a grande empresa precisou se adaptar, de alguma forma, todas elas, e o estudante, ele passa a ser sim uma saída, uma saída muito mais prática para as organizações, de todo tipo de porte dessas organizações, para que possa auxiliar nesse desafio tecnológico”, diz a superintendente nacional de Operações do CIEE, Mônica Vargas.
A retomada do estágio também é importante, porque vai além do primeiro passo na carreira profissional: significa dinheiro no orçamento familiar. Segundo uma pesquisa do CIEE, no ano passado, 70% dos jovens usaram a bolsa-auxílio para ajudar nas contas básicas - aluguel, água, luz, supermercado. E em 9% dos casos, os ganhos do estagiário eram a única renda da casa.
Faz três meses que Mariel conseguiu um novo estágio. Vai ganhar melhor do que no estágio que ela estava antes. A estudante de Relações Públicas paga a faculdade e o que sobra entrega para a mãe.
“Porque, querendo ou não, com essa pandemia, o salário de todo mundo caiu, está muito difícil. Então, por exemplo, todo o meu vale-refeição eu dou para minha mãe fazer compra aqui de casa”, diz Mariel Mathias Santana.
“À medida que a economia vai tendo um aquecimento, mesmo que inicial, essas vagas também acompanham esse movimento. E aí o avanço da vacinação mostra para gente, naturalmente, um avanço da economia”, afirma Mônica Vargas.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/07/19/economia-brasileira-volta-a-criar-oportunidades-de-estagio.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp