MENU

23/07/2021 às 22h29min - Atualizada em 24/07/2021 às 00h01min

Vereador de Curitiba, Renato Freitas é preso após suspeita de agressão, diz Guarda Municipal

Situação ocorreu na noite desta sexta (23), no Centro da capital. Nas redes sociais, vereador diz ter sido vítima de prisão arbitrária, violenta e racista.

G1 - Notícias
https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2021/07/23/vereador-de-curitiba-renato-freitas-e-preso-apos-suspeita-de-agressao-diz-guarda-municipal.ghtml



Situação ocorreu na noite desta sexta (23), no Centro da capital. Nas redes sociais, vereador diz ter sido vítima de prisão arbitrária, violenta e racista. Vereador de Curitiba, Renato Freitas é preso após suspeita de agressão
O vereador de Curitiba Renato Freitas (PT) foi preso na noite desta sexta-feira (23) suspeito de agredir um homem durante uma manifestação na Praça Rui Barbosa, no Centro da capital, de acordo com a Guarda Municipal.
O órgão informou que o vereador foi levado para a Central de Flagrantes, no bairro Portão. Segundo a guarda, antes da detenção, Freitas "foi convidado a acompanhar os guardas, mas resistiu". Assista ao vídeo acima.
Vereador de Curitiba, Renato Freitas é preso após suspeita de agressão, diz Guarda Municipal
Reprodução
Reinaldo Machado, de 57 anos, diz ter sido agredido pelo vereador após uma discussão na manifestação contrária ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na Central da Flagrantes, ele estava com um machucado no rosto próximo ao olho esquerdo.
Machado diz que tinha ido a uma agência bancária quando viu o vereador discutindo com uma senhora na manifestação.
"Eu chamei a atenção dele: 'você não pode ficar falando essas coisas, acusando que o governo [federal] está matando as pessoas. Isso não é certo'. Ele começou a falar 'fora Bolsonaro', colocou o megafone no meu rosto e bateu no meu nariz. Ele se afitou e foi contra mim. Me agrediu", afirma.
Reinaldo Machado, de 57 anos, diz ter sido agredido pelo vereador após uma discussão na manifestação contrária ao presidente Jair Bolsonaro
RPC/Reprodução
Depois disso, o homem diz também que caiu e foi chutado por um adolescente enquanto estava no chão.
Após abordagem, vereador Renato Freitas é detido por desobediência em praça de Curitiba
Versão do vereador
Nas redes sociais do vereador, uma nota diz que ele foi vítima "de mais uma prisão arbitrária, violenta e racista da Guarda Municipal no Centro de Curitiba".
"No decorrer da manifestação, que acontecia de maneira pacífica, um homem se aproximou de Renato, se apresentando como policial. Ele tentou impedir o andamento do protesto tentando inclusive agredir Renato com chutes e pontapés", diz trecho.
Pela versão do vereador, o homem se identificou como policial - o que ele negou na Central de Flagrantes. O comunicado diz que os guardas desrespeitaram prerrogativas legais e tentaram impedir que o vereador continuasse com o protesto.
"Em seguida, de maneira arbitrária e truculenta e desrespeitando todos os procedimentos legais, Renato foi jogado no chão pelos guardas. Ele foi asfixiado, agredido e algemado e colocado no porta-malas da viatura, em um procedimento que escancara todo o racismo e a truculência das forças policiais de Curitiba", afirma o comunicado.
Até a publicação desta reportagem, Freitas permanecia detido na Central de Flagrantes. O G1 tenta contato com a Polícia Civil.
Vídeos mais assistidos do G1 Paraná
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2021/07/23/vereador-de-curitiba-renato-freitas-e-preso-apos-suspeita-de-agressao-diz-guarda-municipal.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp