Com menos poder de compra, classe C adere à diversão por meio de apps
44% da Classe C tem como principais acessos sites e apps de jogos, 51% acessam principalmente apps de músicas e os serviços de streaming acabam sendo a principal diversão (56%)
São Paulo, abril de 2022 - Para a Classe C, o entretenimento se torna cada vez mais digital e low cost. Essa é uma constatação da pesquisa “Não Somos Todos Iguais” feita pela Consumoteca a pedido da 99Pay, carteira digital da empresa de tecnologia ligada à mobilidade e conveniência. O estudo mostra ainda que, entre os sites e apps mais acessados pela classe, 44% são direcionados aos jogos, 51% a apps de músicas e 56% a serviços de streaming, tornando o celular a principal ferramenta de lazer.
Mas não é de hoje que as pessoas se divertem com o celular. Apesar da diversão mobile não ser uma novidade, ela se torna a única opção para muitas pessoas, como apontado no estudo. Um lazer restrito ao uso de aplicativos pelo baixo custo e fácil acesso.
Ainda de acordo com pesquisa encomendada pela 99Pay, compras online no contexto de consumo de lazer, como ingressos de shows, teatro, cinema e games, apresentam uma diferença de aderência considerável entre as classes A, B e C e reflete a distância que as classes mais baixas possuem atualmente com salas de teatro ou cinema. 42% da classe A acessa apps de ingressos de teatro, por exemplo, enquanto na classe B este número cai para 26% e na classe C, apenas 17%. Já no contexto da busca por informações sobre dinheiro em carteiras digitais, a classe A aparece com 21%, a classe B com 18% e a classe C com 19%.
“Ao mesmo tempo que as telas trazem possibilidades infinitas de educação, de interação e perspectivas até de trabalho, a pesquisa nos mostra que, por conta da redução do poder de compra, a classe C ficou limitada ao celular para se divertir. Entretanto, olhando para a busca de informações sobre dinheiro em carteiras digitais, vemos que esse distanciamento entre classes é menor, evidenciando que a busca por soluções que cuidem bem do dinheiro é igualmente procurada em todas as classes”, afirma Clarissa Brasil, Head de Marketing e Insights para a 99Pay.
A 99 está disponível em mais de 1.600 cidades em todo o Brasil e pode ser usada gratuitamente e sem burocracia, bem como no app 99Pay com interface focada na Geração Z, que apresenta serviços distintos dos já oferecidos dentro do app da 99, como transações em bitcoins, transferências, compartilhamento de mensagens e fotos, comentários e emojis, como uma rede social. A carteira digital possibilita que os usuários experimentem gerenciar suas finanças de forma simples, rápida e eficiente. Além disso, a 99Pay também oferece economia por meio de promoções, cashbacks e a lucratividade da carteira. A Pesquisa da Consumoteca foi realizada com 1.200 pessoas de todas as regiões do Brasil, abordando o relacionamento da população com as finanças. A iniciativa da 99Pay tem como objetivo identificar as reais necessidades dos usuários e, assim, seguir desenvolvendo soluções que colaborem com a organização financeira da população.
Sobre a 99
A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.
Informações à imprensa
Máquina Cohn & Wolfe
E-mail: imprensa@99app.com e 99app@maquinacohnwolfe.com