MENU

25/07/2021 às 16h56min - Atualizada em 26/07/2021 às 00h00min

Empresa adota sistema de trabalho híbrido e tem bons resultados

As equipes vão ao escritório duas vezes por semana e no restante fazem home office. Donos do negócio de tecnologia da informação dizem que produtividade cresceu.

G1 - Economia
https://g1.globo.com/economia/pme/pequenas-empresas-grandes-negocios/noticia/2021/07/25/empresa-adota-sistema-de-trabalho-hibrido-e-tem-bons-resultados.ghtml


As equipes vão ao escritório duas vezes por semana e no restante fazem home office. Donos do negócio de tecnologia da informação dizem que produtividade cresceu. Empresa adota sistema de trabalho híbrido e tem bons resultados
O futuro do trabalho nas empresas não está só dentro de casa, nem só nos escritórios. O modelo híbrido tem sido o formato preferido de trabalho.
Na empresa de tecnologia da informação da Sonaira San Pedro e do Fernando Valente, o sistema de trabalho é híbrido, porque os empresários perceberam que algumas funções são desempenhadas melhor em casa, outras só no escritório, ou se dividindo entre os dois.
Veja todos os vídeos do PEGN
“A gente consegue tirar o melhor de cada um. É melhor quando você está no escritório e consegue fazer um trabalho mais focado com quem está aqui presencialmente. Quando você tem que fazer atividades analíticas, por exemplo, relatórios, estar em casa sem interrupções na maioria do tempo é melhor”, explica Sonaira.
As equipes híbridas comparecem no escritório duas vezes por semana. Para quem está em home office, a empresa fornece acesso a internet e cadeira ergonômica.
Com parte da equipe em casa, a empresa reduziu o tamanho físico e os custos do escritório. No começo da pandemia, investiram na contratação de um psicólogo para evitar ansiedade na equipe.
Para a professora do Insper, Tatiana Iwai, o sistema híbrido mantém melhor a balança entre as necessidades da empresa e a saúde do funcionário.
“Todos os benefícios em termos de redução de custos e de flexibilidade para o colaborador são alcançados no sistema híbrido. Por outro lado, eles conseguem minimizar algumas das desvantagens trazidas pelo modelo 100% remoto. O face a face é um fator motivacional importante”, afirma Tatiana.
Mas o sistema também cria desafios. O primeiro é o controle do trabalho dos colaboradores em casa. Para isso, os empresários colocaram o ponto eletrônico. Mas, para eles, a legislação trabalhista não acompanhou as mudanças no mercado.
“Muitas vezes, um funcionário é mais produtivo fora do horário comercial. Mas a legislação trabalhista não nos permite”, afirma Sonaira.
“Faz sentido que os líderes de cada time consigam estabelecer algumas regrinhas sobre o momento em que as pessoas precisam estar online, dar uma certa previsibilidade de maneira a ajudar o colaborador a estabelecer essas linhas”, explica a professora do Insper.
No geral, contando todos os modelos, houve um aumento de 10% na produtividade da empresa de tecnologia. A experiência com o sistema híbrido aponta um novo futuro.
“Um dos grandes receios que havia com o home office é que haveria uma queda de produtividade. E no fundo, o que a pandemia nos ensinou, é que esse receio acabou não se traduzido em realidade, pelo contrário, as pessoas estão até trabalhando mais, há um aumento de produtividade”, diz Tatiana.
Safira Soluções & Tecnologia
Rua Alvorada, 1289, cj 404, Vila Olímpia
São Paulo/SP - CEP: 04550-004
Telefone: (11) 4328-7378
E-mail: contato@safirast.com
www.safirast.com
Linkedin: www.linkedin.com/company/safira-solucoestecnologia/
Instagram: @safirasolucoestecnologia
Veja os vídeos mais assistidos do PEGN:

Fonte: https://g1.globo.com/economia/pme/pequenas-empresas-grandes-negocios/noticia/2021/07/25/empresa-adota-sistema-de-trabalho-hibrido-e-tem-bons-resultados.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp