O procedimento está se popularizando cada vez mais no país. Mesmo assim, o país ainda não tem um controle oficial no número de óvulos congelados, apenas de embriões. Segundo o Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões, desde 2016 a tendência é de alta no país. O dado mais atual é o de 2019 - quando 99.112 embriões foram congelados no Brasil, uma alta de 11,6% em relação ao ano anterior.
Com tantos fatores que podem impactar a fertilidade, lidar com o tema de maneira preventiva é fundamental para autonomia e poder de escolha sobre o corpo feminino. Entender como anda a reserva ovariana por meio de um aconselhamento reprodutivo faz com que a mulher consiga tomar uma decisão mais assertiva sobre a maternidade.
A Oya Care é a primeira empresa no Brasil a tratar a fertilidade de maneira preventiva. Seu principal serviço, chamado Descoberta da Fertilidade, é composto por um exame que consegue indicar a reserva ovariana por meio da coleta de sangue, uma consulta médica online e um relatório personalizado. Que podem ajudar nesse mapeamento de possibilidades.
Para quem descobre uma infertilidade ou uma baixa contagem de ovário, o congelamento pode ser uma alternativa. O investimento ainda é alto, mas o avanço na tecnologia e flexibilização nos modos de pagamento tem tornando o processo mais viável para pessoas da classe média e alta.