MENU

29/07/2021 às 16h45min - Atualizada em 30/07/2021 às 00h00min

Perdas provocadas pelo frio à produção rural do Alto Tietê já chegam a R$ 60 mil, diz Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável

Dados da coordenadoria se refletem aos prejuízos provocados pelo frio na última semana. Nesta quinta também houve registro de geadas, mas mais brandas, em Mogi das Cruzes.

G1 - Economia
https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2021/07/29/perdas-provocadas-pelo-frio-a-producao-rural-do-alto-tiete-ja-chega-a-r-60-mil-diz-coordenadoria-de-desenvolvimento-rural-sustentavel-1.ghtml



Dados da coordenadoria se refletem aos prejuízos provocados pelo frio na última semana. Nesta quinta também houve registro de geadas, mas mais brandas, em Mogi das Cruzes. Em Mogi, produtores rurais se preocupam com possibilidade de geada na cidade
O prejuízo da produção agrícola no Alto Tietê com o frio da última semana chegou a R$ 60 mil, segundo levantamento divulgado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável nesta quinta-feira (29). O dia com mais perdas foi 20 de julho, com uma intensa geada.
O órgão estima que são 5 mil produtores na região e 70% deles foram atingidos com uma perda de produção média de 30% a 40% da produção. Foram mais atingidas as folhosas em geral, com destaque para a alface que já estava em ponto de colheita.
A coordenadoria estima que serão necessários cerca de 40 dias, ou um ciclo de produção, para o fornecimento de hortaliças se regularizar.
Produtor Josué de Brito Moraes confere plantação de brocólis em Mogi das Cruzes depois de madrugada fria
Débora Carvalho/ TV Diário
Ainda não há um levantamento sobre perdas nesta quinta-feira (29), que teve o registro de geada mais branda em algumas regiões de Mogi das Cruzes.
O produtor Josué de Brito Moraes encontrou uma camada fina de gelo em sua plantação. Segundo Moraes, não houve geada, mas a previsão de baixas temperaturas para a cidade deixa o produtor rural preocupado com a próxima madrugada. “Hoje o dia vai ficar com a temperatura muito baixa o dia inteiro. Então, amanhã é a grande preocupação.”
Balanço do Sindicato Rural
De acordo com o Sindicato Rural, a geada de 20 de julho afetou cerca de 2 mil produtores em diferentes escalas, dependendo do estágio de desenvolvimento da cultura no dia, localização do talhão, cultura plantada, variedade, tempo de exposição em baixas temperaturas e ações de controle preventivo da geada.
Cerca de 15% chegaram a perder produtos de imediato, mas, de acordo com o sindicato, já havia falta de produtos no mercado porque o frio trava o desenvolvimento das plantas.
O sindicato também alerta para o risco de novas perdas.
Assista a mais notícias

Fonte: https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2021/07/29/perdas-provocadas-pelo-frio-a-producao-rural-do-alto-tiete-ja-chega-a-r-60-mil-diz-coordenadoria-de-desenvolvimento-rural-sustentavel-1.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp