MENU

23/05/2022 às 18h06min - Atualizada em 24/05/2022 às 00h01min

Globo acelera a integração de dados entre unidades de negócio com tecnologia Red Hat

Globo acelera a integração de dados entre unidades de negócio com tecnologia Red Hat

SALA DA NOTÍCIA Linhas Comunicação

São Paulo, maio de 2022A Globo, maior empresa de comunicação da América Latina, que integrou suas unidades de negócios e vem passando por um processo de transformação digital, contou com a Red Hat, líder mundial no fornecimento de soluções open source, implementando uma solução gerenciada de containers. A fornecedora apoiou a empresa no desenvolvimento de uma plataforma flexível de alto desempenho e que ainda possibilitou reduzir custos das operações de gerenciamento de dados.

Um dos desafios da Globo era alinhar a comunicação entre a equipe de assinatura digital com a de outras unidades de negócio, possibilitando uma melhor entrega do conteúdo e a integração entre diferentes áreas da empresa e com seus parceiros.

Para reduzir a complexidade, a Globo buscou adotar uma interface de programação de aplicativos (API) centralizada e uma plataforma de integração que pudesse providenciar um hub central para governança.

“Não tínhamos uma forma estruturada de distribuição das informações para todo a empresa. Para padronizar, precisávamos de uma solução ágil e robusta que ajudasse a entregar valor rapidamente para o negócio. O Red Hat OpenShift Dedicated, plataforma de containers gerenciada, em conjunto com o Red Hat Fuse, foram perfeitos para as nossas necessidades”, afirma Igor Almeida, Gerente de Integração, Automação e Portais na Globo.



Integração na nuvem
O Red Hat Fuse, parte do Red Hat Integration, é uma plataforma de integração distribuída que conecta desde sistemas legados e APIs a redes de parceiros e dispositivos de Internet das Coisas (IoT). Já o Red Hat OpenShift é uma plataforma de container Kubernetes empresariais, que unifica as operações de TI em uma solução completa, abrangendo a nuvem e ambientes locais, incluindo recursos de orquestração e gerenciamento. O OpenShift Dedicated, a versão gerenciada de alta disponibilidade do Red Hat OpenShift, é operado e suportado em clusters privados pela Red Hat. No caso da Globo, a nova solução é implantada na Amazon Web Services (AWS).
“Para uma transformação digital aberta, integral e ilimitada, que permita gerar eficiência, agilidade, flexibilidade e inovação em todas as áreas, as empresas precisam contar com uma plataforma sólida, flexível, segura e escalável. O Red Hat OpenShift se posiciona no mercado como a opção que reúne essas condições necessárias para construir, implementar e executar qualquer aplicação”, explica Marcio Serra, Sales Manager do Financial Services Industry.
Para continuar seu desenvolvimento nativo em nuvem, a Globo está pronta para adicionar novos serviços ao seu ambiente Red Hat OpenShift e aproveitar os benefícios da alta disponibilidade. “O Red Hat OpenShift Dedicated nos dá a flexibilidade para criar, testar e implantar pipelines para fornecer alto valor de negócios com mais rapidez, enquanto o Fuse nos ajuda a conectar qualquer coisa com rapidez e facilidade. Juntos, essas inovações se transformaram em ferramentas muito valiosas para apoiar nossos objetivos de negócios”, afirma Almeida.

Entrega de informação padronizada
A Globo usou as soluções da Red Hat para automatizar e padronizar a entrega de informações e conteúdo para suas equipes e unidades de negócios, mesmo em plataformas diferentes. A padronização do Integrated Broadcast Management System (IBMS) do Grupo e seus recursos ajudam a empresa a fornecer programação consistente, além de informações de direitos de exibição para suas plataformas de streaming, como no Telecine Play e no Globoplay.
“A Red Hat oferece suporte à governança de serviços e organização de negócios aprimorada. Em vez de pertencer a cada departamento, os dados corporativos são centralizados para acesso por meio de APIs e caminhos de integração criados com o Red Hat Fuse”, explica André Vilardo, arquiteto de Sistemas e Líder de Integração, Professional Service na Globo.
Com uma plataforma nativa em nuvem e recursos de integração robustos, a Globo criou um ambiente ágil e flexível para streaming de dados de alto desempenho e processamento de microsserviços em maior escala. Usando o Red Hat OpenShift para coordenar o fluxo de dados internos - de grades de programação e direitos de conteúdo a recursos humanos e informações financeiras - a Globo agora pode transmitir 85 mil mensagens por hora.  Além disso, a adoção de integração e entrega contínuas (CI/CD) e abordagens ágeis, ajudou a Globo a concluir 50 novas implantações por semana para aprimorar seus recursos de processamento de dados.
 
Sobre a Globo 
 
Maior empresa de comunicação da América Latina, a Globo reúne canais de TV aberta e de TV por assinatura, além produtos e serviços digitais. Seus canais lineares falam com mais de 100 milhões de pessoas todos os dias no Brasil. E, graças a sua ampla rede de afiliadas parceiras que cobre todo o país, é capaz de ser local, regional e nacional ao mesmo tempo. Iniciou em 2018 a sua jornada de transformação para uma empresa mediatech, fortemente apoiada em tecnologia, voltada para o relacionamento direto com o consumidor. Oferece uma experiência completa ao público, conjugando a capacidade de produzir conteúdo de qualidade com a expertise tecnológica, com distribuição em várias plataformas, como a TV Globo, canal de TV aberta; seus 26 canais de TV por assinatura; o Globoplay no streaming; seus produtos digitais de jornalismo, G1; esporte GE.globo; e entretenimento Gshow, entre outras. 

Sobre a Red Hat
A Red Hat é a líder global no fornecimento de soluções empresariais open source e usa uma abordagem de parceria com as comunidades para entregar tecnologias Linux, de cloud híbrida, de containers e Kubernetes confiáveis e de alta performance. A Red Hat ajuda os clientes a integrar aplicações de TI existentes e novas, desenvolver aplicações nativas em cloud, padronizar com o sistema operacional líder no setor e automatizar, proteger e gerenciar ambientes complexos. Premiados serviços de suporte, treinamento e consultoria tornam a Red Hat uma confiável parceira das empresas da Fortune 500. Atuando com fornecedores de cloud, integradores de sistemas, fornecedores de aplicações, clientes e comunidades open source, a Red Hat ajuda as organizações a se preparar para o futuro digital.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp