MENU

23/05/2022 às 16h51min - Atualizada em 24/05/2022 às 00h01min

A pele é um órgão de sensibilidade

SALA DA NOTÍCIA Luciane T Maldonado
https://draisisoliveira.com.br/

https://draisisoliveira.com.br/
A pele é um órgão de sensibilidade, pois tem centenas de receptores e terminações nervosas que transmitem as sensações.

Existem vários tipos de terminações nervosas relacionados a dor, temperatura e tato.

“Quando seguramos um objeto somos capazes de regular a força e pressão que precisamos fazer. Quando sentimos o calor do fogo, automaticamente nos afastamos. Também se algo nos machuca conseguimos identificar o incômodo e podemos afastar aquilo que nos prejudica. A pele é um órgão com sensibilidade, e junto com outros órgãos dos sentidos como visão e olfato formam a proteção do organismo.” Conforme relata Dra. Isis – Médica Dermatologista em Belo Horizonte.

No caso de certas doenças como a hanseníase, onde as terminações nervosas são destruídas devido à infecção por micro-organismos, a pessoa não sente dor e machuca a pele com mais facilidade. A pele também sente o carinho e aconchego e transmite para o cérebro essa poderosa sensação de bem-estar.
Crianças doentes têm melhor recuperação quando são abraçadas. Existem vários estudos que comprovam esse tipo de experiência.

A pele também é o órgão da aparência e tem importância na autoestima de cada indivíduo. Ela tem o potencial de refletir na sua aparência o que está ocorrendo dentro do organismo.

Quando estamos cansados, doentes ou estressados, a pele muda de cor, textura e muitas vezes apresenta lesões inflamatórias. Tudo isso configura um pedido de socorro do organismo doente.

A pele é o maior órgão do corpo humano e tem inúmeras funções proativas. Ela, através da barreira cutânea, participa da nossa defesa imunológica, emitindo sinais que podem caracterizar doenças da superfície.Por tudo isso precisamos saber interpretar seus sinais e cuidar dela de forma equilibrada e constante.

Para garantir a função competente de barreira cutânea, a pele precisa de limpeza, hidratação e foto proteção.
A limpeza diária é fundamental para eliminar os resíduos de poluição que dificultam o funcionamento cutâneo da mesmo.

A hidratação da pele precisa ser mantida para que as células possam cumprir suas variadas funções. Para isso é importante hidratar a pele diariamente após o banho, evitar banhos quentes e uso de buchas além de utilizar sabonetes adequados e beber bastante água durante o dia.

A água é essencial para manter a pele com funcionamento perfeito. A foto proteção é relevante pois a radiação solar pode gerar alterações agudas logo após a exposição excessiva através das queimaduras que podem trazer os mesmos riscos de queimaduras provenientes de outras causas. E a exposição crônica ao longo dos anos está envolvida na formação de vários tipos de câncer de pele. A luz visível que recebemos através das telas emite a faixa de luz azul que é capaz de promover pigmentação e degradação de colágeno e a grande maioria dos protetores sem cor não consegue filtrar está por isso lançamos mão dos protetores com cor.

Bons cuidados com a pele mantem sua integridade, reforçam seu poder de barreira e nos deixam mais protegidos. Cuide da sua pele!

Agradecemos a Dra. Isis Oliveira - Médica Dermatologista - Professora em Belo Horizonte MG.
Instagram - @draisisoliveira - site www.draisisoliveira.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp