MENU

01/08/2021 às 22h05min - Atualizada em 02/08/2021 às 00h01min

Butantan recebe 2 mil litros de IFA para produzir mais 4 milhões de novas doses da CoronaVac em SP

O material desembarcou na noite deste domingo (1º) no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. As vacinas serão entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), segundo o secretário estadual de Saúde.

G1 - Notícias
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/08/01/butantan-recebe-2-mil-litros-de-ifa-para-produzir-mais-4-milhoes-de-novas-doses-da-coronavac-em-sp.ghtml



O material desembarcou na noite deste domingo (1º) no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. As vacinas serão entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), segundo o secretário estadual de Saúde. Desembarque de nova carga de IFA vinda da China no aeroporto de Cumbica neste domingo, 1º de agosto
Divulgação/Instituto Butantan
O Instituto Butantan recebeu noite deste domingo (1º) cerca de 2 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), matéria-prima para produção da CoronaVac, a vacina produzida pelo Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
O avião partiu nesta segunda de Pequim, na China, e chegou ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, às 20h45 da noite. Antes de pousar em São Paulo fez escala em Istambul, na Turquia.
A carga é suficiente para fabricar 4 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. Elas serão entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) de 15 a 20 dias depois que a produção começar.
As doses liberadas fazem parte do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas. O primeiro contrato, de 46 milhões, foi concluído em 12 de maio.
O secretário estadual de Saúde de SP, Jean Gorinchteyn, acompanhou a chegada do lote no aeroporto e disse que as doses produzidas vão garantir a proteção de brasileiros em todo o país. Ele estava acompanhado da coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.
Jean Gorinchteyn e Regiane de Paula no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, neste domingo (1).
Divulgação/GESP
Até o momento, o Butantan afirma que já disponibilizou 62,8 milhões de doses do imunizante ao Ministério da Saúde desde 17 de janeiro deste ano, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Na madrugada do dia 13 de julho, o instituto recebeu carga recorde de 12 mil litros de matéria-prima para produzir e entregar outras 20 milhões de doses da vacina.
Calendário da vacina
Novo calendário de vacinação contra Covid-19 do estado de SP, anunciado nesta quarta (28)
Reprodução/Governo de SP
O governo de São Paulo anunciou na quarta-feira (28) um novo calendário de vacinação contra Covid-19 no estado. A previsão é a de que todos os adultos até 18 anos recebam a primeira dose da vacina até o dia 16 de agosto.
Além disso, o governo estadual estabeleceu datas para a imunização de adolescentes 12 a 17 anos, a partir de 18 de agosto. A expectativa é a de concluir a aplicação de primeira dose deste grupo até o dia 12 de setembro (veja abaixo o novo calendário completo).
As datas previstas dependem das entregas de vacinas anunciadas no site do Ministério da Saúde, que faz a distribuição das doses por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI).
Veja as novas datas do cronograma estadual:
De 19 a 29 de julho: 30 a 34 anos
De 30 de julho a 4 de agosto: 28 e 29 anos
De 5 a 9 de agosto: 25 a 27 anos
De 10 a 16 de agosto: 18 a 24 anos
De 18 a 29 de agosto: 12 a 17 anos com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas
De 30 de agosto a 5 de setembro: 15 a 17 anos
De 6 a 12 de setembro: 12 a 14 anos
O dia 16 de agosto, data anunciada pelo governo como "Dia da Esperança" não marca, no entanto, o fim da campanha de vacinação contra Covid em SP. Isto porque o estado de São Paulo não deve atingir, neste dia, a completa imunização dos adultos, já que boa parte da população terá recebido apenas a primeira dose.
Além disso, as datas estipuladas pelo governo estadual podem ser diferentes das estabelecidas pelos municípios. Na sexta-feira (30), a prefeitura da capital começou a vacinação contra a Covid para pessoas com 28 anos, que vai até terça-feira (3). Cerca de 145 mil pessoas fazem parte do grupo.

Na quarta-feira (4) é a vez do grupo com mais de 27 anos. Veja as datas abaixo.
Calendário atualizado de vacinação na capital paulista
Sexta-feira (30): mais de 28 anos
Sábado (31): Mutirão de busca ativa para segunda dose
Segunda-feira (2): mais de 28 anos
Terça-feira (3): mais de 28 anos
Quarta-feira (4): mais de 27 anos
Quinta-feira (5): mais de 26 anos
Sexta-feira (6): mais de 26 anos
Sábado (7): Mutirão de busca ativa para segunda dose
(Datas das outras faixas etárias ainda não foram divulgadas pela prefeitura)
VÍDEOS: Veja mais notícias sobre São Paulo e região
3

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/08/01/butantan-recebe-2-mil-litros-de-ifa-para-produzir-mais-4-milhoes-de-novas-doses-da-coronavac-em-sp.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp