Nesta última segunda (02), o vereador Maurinho de Paula (DEM), apresentou requerimento na Câmara Municipal, solicitando ao prefeito Marden Júnior (Patriotas), a construção de uma Clínica de Hemodiálise em Trindade. Haja vista que o município, que atualmente já conta com mais de 120 mil habitantes, não possui nenhum centro especializado para tal finalidade.
A Hemodiálise é o procedimento através do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim comprometido não consegue mais excercer sua função, este procedimento também retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos.
De acordo com o vereador, Trindade ja possui porte para receber um Centro especializado em Hemodiálise, para evitar que os pacientes se desloquem até a capital para realizar o procedimento, fornecendo assim mais conforto e agilidade para o indivíduo acometido com a insuficiência renal. As sessões de hemodiálise são realizadas, no mínimo 3 vezes por semana e cada uma tem duração de aproximadamente 3-4 horas.
O ideal é que Estados e municípios organizem suas estruturas de atendimento a fim de oferecer ao paciente o maior número possível de serviços de saúde, dentro da região em que ele reside, e este Centro de Hemodiálise, em Trindade, entregaria para toda população não somente mais qualidade de vida, como também, redução de custos com deslocamento até outras regiões que possuem tal serviço, argumenta Maurinho de Paula.